OSPA reúne coro de 180 vozes para executar “Carmina Burana” em duas sessões no final de semana

Uma das obras mais impactantes e executadas nas salas de concerto de todo o mundo, Carmina Burana, de Carl Orff, será interpretada neste final de semana pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS). Para dar conta de uma obra tão grandiosa, o espetáculo reúne mais de 270 artistas entre Orquestra, Coro e solistas convidados. O concerto será regido pelo novo diretor artístico da OSPA, o maestro Manfredo Schmiedt, no sábado (7/12), às 17h, e no domingo (8/12), às 18h, no Complexo Cultural Casa da OSPA. Os ingressos já estão esgotados, mas será possível prestigiar a transmissão ao vivo da apresentação no sábado pelo canal da OSPA no YouTube.

O espetáculo será o último da OSPA em Porto Alegre neste ano e integra a programação oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. Depois disso, a Orquestra viaja para Erechim (12/12) e Lagoa dos Três Cantos (15/12), encerrando a temporada 2024.

Para executar “Carmina Burana”, estarão presentes no palco da Sala Sinfônica estarão presentes cerca de 90 músicos da Orquestra e mais de 180 vozes do Coro Sinfônico da OSPA, Coro de Câmara da PUCRS, Coral da UFRGS, Coro Jovem e Coro Infantojuvenil da Escola de Música da OSPA. “É uma grande alegria reger esta obra novamente, desta vez com a participação dos coros da PUCRS e da UFRGS junto com o nosso querido Coro Sinfônico da OSPA e os coros da nossa Escola de Música“, comenta o maestro Manfredo Schmiedt.

Além dos coros e da Orquestra, três grandes cantores líricos foram convidados para os solos: Maria Sole Gallevi (soprano), Rodrigo Olmedo (tenor) e Vinícius Atique (barítono). “Carmina Burana é uma experiência poderosa para todos, músicos e público, porque cria uma atmosfera única de celebração e reflexão sobre a natureza humana”, comenta a premiada soprano italiana Maria Sole Gallevi, que recentemente cantou “Carmina Burana” na Sala São Paulo, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba. “A expectativa para cantá-la novamente, desta vez com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, é enorme, estou animada para revisitar essa obra com outra perspectiva, explorando novas nuances ao lado dessa talentosa orquestra”, conclui Maria. 

Maria Sole Gallevi – Crédito: Daniela Toviansky

No espetáculo, a música será complementada por iluminação especial, vídeos e legendas que permitirão ao público acompanhar as letras dessa obra-prima. Além disso, a pianista Olinda Allessandrini contará a história por trás de “Carmina Burana” na palestra Notas em Concerto, que ocorrerá uma hora antes das apresentações, nos dois dias, na Sala Sinfônica. A transmissão ao vivo do encontro será no sábado pelo YouTube, assim como o concerto.

FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
CARMINA BURANA
Concerto: sábado (7/12), às 17h, e domingo (8/12), às 18h. 
Palestra Notas de Concerto: às 16h (sábado) e às 17h (domingo), com Olinda Allessandrini.
Onde: Complexo Cultural Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).

INGRESSOS ESGOTADOS
Estacionamento: gratuito, no local.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos.
Transmissão ao vivo: às 16h (Notas de Concerto) e às 17h (concerto) de sábado (7/12) no canal da OSPA no YouTube.
Este evento disponibiliza medidas de acessibilidade.  

Fonte: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)
OSPA e Coro sob regência de Manfredo Schmiedt
Crédito: Vinícius Angeli

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.