Jornal da Capital

Noticias/informações gerais sobre Porto Alegre

Quais universos são explorados pelo artista em sua produção criativa? As conexões existentes no processo artístico estão em pauta na próxima edição do Papo de CEIA, que ocorre nesta sexta-feira, dia 16, às 18h. O encontro terá mediação da pesquisadora e curadora Daniele Barbosa, que receberá a artista gaúcha Balbina de Sá. O projeto de lives ocorre no Instagram (@ceia_co) e, em sua sexta edição, terá o tema “Processo, Hibridização e o Inovar em Si”.

A proposta de cada edição do Papo de CEIA é abrir janelas de oportunidades a temas importantes e que merecem debate; dar espaço a artistas talentosas, como a Balbina de Sá, e explorar de forma mais intimista a composição da sua obra”, destaca Thaís Carreires, head do CEIA.

Além do bate-papo sobre a composição artística de Balbina de Sá, a sexta edição do Papo de CEIA também abordará sua mais recente obra. “Ecos”, em homenagem a Maria Lídia Magliani – primeira mulher negra a se formar na Escola de Artes, em 1967 -, aborda justamente os diálogos e conexões presentes no processo criativo, entre a artista e os outros.

Papo de CEIA é um projeto de lives que ocorre periodicamente no Instagram, e apresenta no digital os temas que seriam debatidos no ambiente físico, mas que, devido às regras de isolamento social, não será possível. Entre os temas abordados, os universos da cultura, empreendedorismo, inovação e arte. Já participaram do Papo de CEIA nomes como dos fotógrafos Emmanuel Denauí e Raul Krebs, as artistas Mitti Mendonça e Renata Sampaio, os criativos da área digital Billy Garcia e Sérgio Gama, entre outros.

Agenda do Papo CEIA
16 de abril (sexta-feira), às 18h
Processo, Hibridização e o Inovar em Si” com Daniele Barbosa e Balbina de Sá
Plataforma: www.instagram.com/ceia_co/

CONVIDADOS

Daniele Barbosa/arquivo pessoal


Daniele Barbosa: Pesquisadora, educadora e curadora. Graduanda do Bacharelado em História da Arte pela UFRGS, pesquisa indumentária na arte contemporânea pelo grupo de pesquisa Arte e Moda da mesma universidade e integra o Núcleo Educativo e de Programa Público MARGS. Colaborou como teórica junto ao coletivo de artistas Arquipélago. Realizou a curadoria da exposição coletiva Somos Todas Um Só Nó, na Casa de Cultura Mario Quintana.

Balbina de Sá: Artista áudio/visual, musicista, rapper, performer, poeta e beatmaker. Bibliotecária em campo expandido. Bixa caote afrobege travestygênere. Investiga sobre identidade/alteridade, memória, ruído, parataxe, informação (e des-), sincretismos e a relação corpo-espaço, com ênfase nas áreas de performance, música, áudio/vídeo, arte de ação e teatro, gravura & índice, colagem, arte digital e pintura. Integra a exposição Somos Todas Um Só Nó.

CEIA
Inaugurado oficialmente em novembro de 2020, apresentará ao longo de nove meses uma agenda repleta de atrações. A plataforma – física e digital – de reflexão sobre arte, cultura, inovação e empreendedorismo, instalada no Farol Santander Porto Alegre, recebe financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e patrocínio do Santander Brasil.  Além disso, conta também com iniciativas independentes, como o ARTE.LAB. No espaço é possível ter acesso a workshops, espaços para trabalho compartilhado e ambientes multiuso.

SERVIÇO
“Papo de CEIA”
Semana 3
www.instagram.com/ceia_co/

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.