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A entrega de máscaras nas comunidades Beltrão de Queiróz e Vila Lobos, em Caxias do Sul, nesta terça-feira (9), marcou o desfecho do projeto “Responsabilidade. Vista essa causa”. Fruto da parceria entre RBS, Renner e Lebes, a iniciativa buscou mobilizar os gaúchos a aderirem às principais recomendações para evitar a Covid-19, a partir da crença de que cada um de nós tem um papel fundamental no combate à pandemia. A distribuição de 200 mil máscaras em comunidades carentes do Estado integrou uma grande mobilização de comunicação que tem como foco principal a conscientização sobre a importância dos cuidados individuais na luta contra o novo coronavírus.

“Esse importante projeto de solidariedade foi o início de uma grande onda que uniu empresas e a comunidade pela saúde dos gaúchos. Mais do que máscaras de proteção, distribuímos educação e informação que realmente podem salvar vidas. Mas não vamos parar, precisamos seguir em frente. Pois o processo de conscientização e engajamento é um movimento contínuo, que necessita constantemente ser reforçado e ampliado para sobreviver” avalia o presidente da Lebes, Otelmo Drebes.

Por isso, desde que foi anunciado, em maio, o projeto também convidou outras empresas a se envolverem na rede de solidariedade, com o objetivo de ampliar o número de máscaras doadas. Para participar, era simples: bastava manifestar interesse a partir de um e-mail para vistaessacausa@gruporbs.com.br. As empresas Gauchafarma, Frigelar e Indústria Visual aceitaram o convite. Como resultado, 30 mil máscaras serão doadas para outras comunidades de Porto Alegre e 1,2 mil máscaras face shield, para postos de saúde de comunidades da Capital.

A mobilização contou ainda com uma campanha para conscientizar o público sobre o uso de máscaras. Com o conceito “Responsabilidade. Vista essa causa”, a importância dos cuidados individuais para o enfrentamento da doença foi reforçada em todos os veículos da RBS a partir de uma campanha publicitária com desdobramentos em jornal, TV, rádio e digital e conteúdos nas redes sociais. O assunto também tem sido valorizado diariamente em conteúdos editoriais.

“O Rio Grande do Sul vive uma situação diferenciada e que nos garantiu retomar parte da atividade econômica. Mas sabemos o quanto a postura de cada cidadão é relevante para que a gente siga avançando. Por isso, estamos investindo em conscientização. Esse é o nosso papel como empresa de comunicação e como empresa gaúcha. É hora de avançarmos juntos e queremos contribuir efetivamente nesse sentido. Que bom que encontramos parceiros que olham na mesma direção. Mais do que entregar máscaras, esse é um projeto de educação. Que não se encerra aqui”, destaca o CEO da RBS, Claudio Toigo Filho.

Ao menos 47 comunicadores e jornalistas do Grupo RBS abraçaram a causa e se engajaram na campanha. A partir de posts com fotos utilizando máscaras e dicas de uso, compartilharam informações sobre cuidados para a prevenção da Covid-19 e impactaram uma base de mais de 2,9 milhões de seguidores. No digital, a comunicação do “Responsabilidade. Vista essa causa” já resultou em mais de 9,4 milhões de impactos.

“Ficamos muito felizes com o resultado do projeto, que mobilizou uma grande rede de colaboração em torno da importância sobre o uso de máscaras, contribuindo para preservar a saúde de todos e evitar a disseminação do novo coronavírus, assim como auxiliar na proteção de famílias em condições de maior vulnerabilidade. A iniciativa também ajudou a fomentar a atividade do setor têxtil no Rio Grande do Sul, o que é importante neste momento desafiador, auxiliando na manutenção de renda e empregos”, diz o diretor presidente da Renner, Fabio Faccio.

Caxias do Sul é a última de cinco cidades que foram beneficiadas com o projeto. Desde o dia 22 de maio, as doações foram distribuídas também para as comunidades Valinhos e Bairro Integração, de Passo Fundo; Bom Jesus, Partenon, Cruzeiro e Restinga, de Porto Alegre; Santa Marta, de Santa Maria; e Vila Farroupilha, de Pelotas. Os municípios foram selecionados em parceria com a Central Única de Favelas do RS (CUFA), que também atuou como responsável por toda a logística de distribuição nos locais escolhidos.

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