Parque Pontal recebe tecnologia: Heineken® e Trashin implementam Reciclômetro para ‘dar um novo olhar’ ao lixo em Porto Alegre

Em fevereiro de 2025, o Rio Guaíba recebeu o Heineken Floating Bar, estrutura temporária da marca que ofereceu uma experiência única ao combinar gastronomia e entretenimento em um ambiente flutuante em Porto Alegre. A iniciativa integrou a plataforma de cultura e sustentabilidade da marca, Green Your City, e deixou como legado a destinação do lucro de R$1M para a criação de um edital voltado à implementação de soluções sustentáveis na região, realizado em parceria com o Quintessa, aceleradora de impacto pioneira no país. Foi a partir desse processo que a Trashin, cleantech gaúcha especializada em soluções para economia circular, foi selecionada para desenvolver no Parque Pontal um projeto inovador de gestão de resíduos, unindo educação ambiental e tecnologia.

Mostrando o impacto em tempo real: conheça o Reciclômetro do Pontal
Um dos destaques do projeto é a instalação de um Reciclômetro, um painel eletrônico que mostra ao público do parque o impacto socioambiental da gestão de resíduos no local, com dados como o volume de resíduos recicláveis coletados, a taxa de aproveitamento desses resíduos e quanta renda eles geraram para as cooperativas de reciclagem parceiras do projeto. 

Todos esses dados são coletados por meio do sistema de rastreabilidade da Trashin, que acompanha cada etapa da operação e fornece os dados assim que os resíduos são triados. As informações são cadastradas em uma plataforma online que é integrada ao Reciclômetro, além de ficarem disponíveis para consulta em um site do projeto.

Um novo olhar para o que chamamos de lixo
Diversas outras iniciativas do projeto tem o objetivo de mudar a percepção das pessoas sobre o que é lixo e o que é recurso. Um dos destaques nesse contexto é a Composteira do Pontal, um equipamento que permite reaproveitar os resíduos orgânicos gerados no parque, como erva-mate, cascas de frutas e restos de alimentos. A composteira foi instalada em parceria com a Igapó, empresa especializada no tratamento de resíduos orgânicos, e transforma os resíduos orgânicos em um adubo rico em nutrientes para beneficiar os jardins do parque. O volume de resíduos compostado também é mostrado no Reciclômetro.

Para a Heineken, essa parceria com a Trashin representa exatamente o que a marca busca com o Floating Bar: transformar recursos em um legado positivo com soluções que fiquem na cidade. “Ver o Reciclômetro, a composteira e outras ações acontecendo no Parque Pontal mostra como uma parceria pode mudar a relação das pessoas com aquilo que chamamos de lixo, transformando resíduos em recursos para a cidade”, explica Ligia Camargo, Diretora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN.

Além da composteira, a Trashin promove a reciclagem de bitucas de cigarro, que são descartadas em local específico e transformadas em papel reciclado. Também foram instaladas lixeiras feitas com material reciclado, que se assemelha a madeira, mostrando ao público que é possível transformar resíduos em recursos para a cidade.

O projeto desenvolvido pela Trashin tem sua base no Parque Pontal, mas se expande por meio de diversas ações de educação ambiental espalhadas pela cidade. Estão previstas iniciativas como oficinas sobre compostagem, um mutirão de limpeza na orla, visitas guiadas a projetos de sustentabilidade, ações de coleta de resíduos eletrônicos, entre outros.

Sobre o Heineken Floating Bar
O Heineken Floating Bar é uma estrutura temporária que oferece uma experiência única, combinando gastronomia e entretenimento em um ambiente flutuante.

No bar, todos os copos são reutilizáveis e há áreas de acessibilidade. Outros serviços, como a interpretação de libras, visam promover a inclusão e a sustentabilidade. Seu objetivo é promover práticas sustentáveis e deixar um legado positivo nas cidades que o recebem. Por isso, 100% do lucro gerado é direcionado para projetos de sustentabilidade, reforçando seu caráter sem fins lucrativos e seu compromisso com um impacto real na região.

No final de 2024, o projeto esteve presente na cidade de Curitiba no lago da Pedreira Paulo Leminski. A iniciativa também contemplou a abertura de um edital para apoiar e impulsionar projetos de inovação e sustentabilidade da capital paranaense, junto da Quintessa.

Já em São Paulo, o Heineken Floating Bar teve início em 2023 e promoveu uma nova perspectiva sobre a relação dos cidadãos com o rio Pinheiros. Em parceria com a SOS Mata Atlântica, o lucro recebido nessa edição foi 100% revertido para apoiar seis projetos que colaborassem com a bacia hidrográfica em todo o seu entorno.

Sobre Green Your City
Green Your City é uma plataforma com uma série de iniciativas com o viés de música, cultura e sustentabilidade para a cena cultural e a ressignificação de espaços urbanos. É um olhar inédito para formas de discutir o impacto ambiental, por meio de experiências de marca e um convite à reflexão. São metas da plataforma:

  • Energia Verde (renovável): 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável até 2030. A marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia;
  • Circularidade: 80% das embalagens da Heineken serão circulares até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, inclusive para as garrafas long necks, é uma ambição prioritária para a marca;
  • Microflorestas: A Heineken vai plantar microflorestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes são uma tecnologia baseada na natureza que visam colaborar com sombreamento, redução de temperaturas, absorção de água e purificação do ar.
  • Consumo Responsável: Desde 2010 a Heineken investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo responsável. O objetivo é atingir anualmente 90% da população conectada com a mensagem de responsabilidade e consciência com consumo de álcool.

Sobre a Trashin 
A Trashin é uma cleantech gaúcha, especializada em projetos de gestão de resíduos e logística reversa, atendendo grandes empresas, programas e eventos. Com atuação em todos os estados do Brasil, a empresa promove a economia circular por meio de parcerias estratégicas, conectando cooperativas de reciclagem, transportadores autônomos, universidades, indústrias, startups, órgãos públicos e diversos outros atores para construir um grande ecossistema de soluções em inovação e tecnologia na área de resíduos e ESG.

Sobre o Quintessa
O Quintessa estrutura e implementa iniciativas focadas em clima e desenvolvimento econômico, junto a empresas, investidores, filantropos e instituições públicas. Pioneiro no país, com mais de 15 anos de experiência, atua com soluções empreendedoras e iniciativas intersetoriais. Detém o maior pipeline de inovações de impacto do Brasil, ampla rede de relacionamento com o mercado, além de resultados consistentes de suas metodologias – com mais de R$270 milhões de investimento mobilizados. Saiba mais: www.quintessa.org.br

Sobre o Grupo HEINEKEN
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken® 0.0, CLASH’D, FYS, Itubaína, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. Para obter mais informações, acesse www.heinekenbrasil.com.br e siga-nos no Instagram e LinkedIn.

Fonte: Agência Lema
 



Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.