Pedro Bartelle é o grande vencedor do Prêmio Equilibrista 2025, promovido pelo IBEF-RS
O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Rio Grande do Sul (IBEF-RS), maior ecossistema de finanças do Estado, divulgou o vencedor e os destaques da 39ª edição do Prêmio Equilibrista. Considerado o “Oscar” da área das finanças, a premiação busca reconhecer os profissionais da área que apresentam constantes e excepcionais resultados, superando desafios no decorrer de suas carreiras. As homenagens serão entregues no próximo dia 23 de outubro, às 12h, em cerimônia na Casa Vetro, em Porto Alegre.
O vencedor da principal categoria – Executivo de Finanças do Ano – é o CEO da Vulcabras, Pedro Bartelle. Além disso, os destaques do ano são a CFO da Killing S/A Tintas e Adesivos, Alesandra Venturella; o CFO da 3 Tentos, Cristiano Machado Costa; e Márcio Carpena (in memoriam), da Carpena Advogados.
Anualmente, o IBEF-RS também reconhece entidades que se destacam pela dedicação ao desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul. Em 2025, a instituição reconhecida é a Junior Achievement/RS, projeto que estimula o empreendedorismo entre adolescentes estudantes de ensino médio no estado.
OS VENCEDORES
Grande premiado do evento, Pedro Bartelle é natural de Farroupilha e CEO da Vulcabras Azaleia, holding que reúne, entre diversas marcas, nomes de relevância no âmbito de materiais esportivos, como Olympikus, além do licenciamento da Mizuno e da Under Armour no Brasil. À frente da companhia desde 2015, o executivo liderou a reestruturação do grupo com foco em inovação, tecnologia e expansão digital, reposicionando a Vulcabras como uma das principais referências do setor no país. Bartelle acumula vasta experiência no varejo de calçados, conseguindo manter sua companhia relevante em um cenário que se transformou drasticamente nos últimos 20 anos.
Entre os três destaques do ano do Prêmio Equilibrista está Alesandra Plentz Venturella, executiva de finanças com mais de duas décadas de experiência na área corporativa, e que ocupa o cargo de CFO da Killing S/A Tintas e Adesivos. Empresa do segmento da indústria química, a Killing oferece produtos adesivos para os mercados calçadista, moveleiro, colchoeiro, automobilístico, além de tintas industriais e imobiliárias.
O outro reconhecimento vai a Cristiano Machado Costa, atual diretor financeiro (CFO) da 3Tentos Agroindustrial S.A. Economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui mestrado pela Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro e doutorado em Economia pela University of Pennsylvania. Sua trajetória combina experiência acadêmica, tendo sido professor adjunto na Unisinos nas áreas de Finanças e Contabilidade, com sólida atuação no mercado corporativo, incluindo posições de liderança em finanças e investimentos e participação em conselhos fiscais de grandes companhias.
O terceiro reconhecimento vai ao advogado Márcio Carpena, sócio da Carpena Advogados, que faleceu em fevereiro de 2025, vítima de um acidente aéreo. Além da prática, foi professor de Direito e empresário e teve trajetória de destaque no Rio Grande do Sul.
“Receber o Prêmio Equilibrista é mais do que um reconhecimento pessoal, é o reflexo do trabalho, dedicação e inovação que toda a equipe e eu aplicamos todos os dias para superar os desafios do mercado. Este reconhecimento motiva ainda mais a continuar contribuindo para o crescimento sustentável e tecnológico do setor”, diz Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras.
“Realizar mais uma edição desse prêmio, que já conta com uma trajetória de mais de três décadas e meia, é extremamente gratificante. O Prêmio Equilibrista é um reconhecimento aos profissionais que buscam conduzir seus negócios de maneira constante e estável, mesmo diante dos obstáculos que surgem pelo caminho. Homenagear profissionais da área de finanças é saudar quem viabiliza projetos e faz com que o sonhar seja antecessor ao realizar”, afirma Eduardo Estima, presidente do IBEF-RS.
Fonte: Martha Becker Connections
Pedro Bartelle – Divulgação Vulcabras
