Jornal da Capital

Noticias/informações gerais sobre Porto Alegre

A performance Ecopoética – Ritual de Sobrevivência Urbana será exibida em formato audiovisual pela primeira vez neste sábado (15/5). Depois de 7 anos trabalhando com a linguagem da intervenção urbana, em longas performances com duração entre 3 a 7 horas, em meio a parques e rios de diversas cidades; agora, em virtude da pandemia, o coletivo tem o desafio de transformar seu trabalho para a linguagem do vídeo e levar para o espaço virtual, com similar potência, os símbolos da sociedade do consumo e do descarte de resíduos.

Mantendo o mesmo roteiro, uma pequena ilha de lixo flutuante, sobre a qual estão dois sobreviventes da humanidade, os performers e criadores Marina Mendo e Rossendo Rodrigues, formaram uma equipe audiovisual para essa produção inédita.

A diretora do vídeo Liége Ferreira optou por manter todas as pequenas ações que permitem levar a vida adiante, características da performance realizada ao vivo. Porém o audiovisual, pela possibilidade de cortes e planos, permite mostrar mais do que a intervenção urbana. Na vídeo performance será possível ver o antes e o depois daqueles sobreviventes de um planeta Terra arrasado, do qual não resta vida.

Ritual de Sobrevivência Urbana -Ecopoética
Foto: Debora Lorenz

A produção contou com uma equipe afinada para desenvolver essa transição: Thiago Lazeri e Natalia Utz nas câmeras; Ricardo Pavão e Gustavo Pavão na trilha sonora; Rodrigo Shalako, cenógrafo e coordenador técnico do projeto; Rudnei Morales e Paulo Ricardo na cenotécnica; André Varela na assistência de produção; Débora Lorenz na fotografia de set; Jesus Beck na logística de transporte. A filmagem foi realizada no sítio A Montanha, em Itapuã, Viamão.

A estreia do trabalho inédito está marcada para às 19h nas redes sociais dos grupos que participaram dos intercâmbios e nas redes sociais do projeto (@ecopoetica). 

Ritual de Sobrevivência Urbana -Ecopoética
Foto: Debora Lorenz

Ecopoética – A performance estreou em 2014 e é voltada à busca por poéticas de sustentabilidade no ambiente urbano. Trabalhando sobre instalações artísticas construídas com lixo, Marina Mendo e Rossendo Rodriguesapresentam uma abordagem voltada ao pensamento ecológico e ao resgate e valorização dos espaços da cidade que estejam relegados à poluição e ao esquecimento. Em sete anos, o Ecopoética já realizou intervenções sobre os rios Tietê/SP,Ipojuca/PE e Capibaribe/PE – que integram o ranking dos 10 rios mais poluídos do Brasil segundo o IBGE. Também já passou pelos rios Gravataí, Sinos e Caí, no Rio Grande do Sul – além do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre. O projeto recebeu o Prêmio Boas Ideias de Sustentabilidade da Virada Sustentável Poa em parceria com a Fundação Gaia.

Marina Mendo é performer, educadora e produtora cultural. Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS e especialista em Interculturalidade pela Universitá degli Studi di Padova. Desenvolve projetos na área de Artes Cênicas, explorando a voz, a sonoridade e o lugar de fala da mulher no discurso artístico. Seus trabalhos mais recentes: Fábrica de Calcinha – Prêmio Ieacen Teatro 2017, performance convidada para temporadas no SESC Pompéia e Sesc Belenzinho, Ecopoética – ILHA, Ecopoética Dilúvio – MA convidado para a programação do 20 Palco Giratório SESC 2017.

Rossendo Rodrigues é performer, educador. Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS e graduando em Psicologia. Desenvolve projetos na área de Artes Cênicas, Cinema e Vídeo explorando o corpo, as artes marciais e não-violentas no discurso artístico. Seus trabalhos mais recentes: Estação Paraíso, Em Busca de Sentido, O Feio, Ecopoética Dilúvio – MA convidado para a programação do 20 Palco Giratório SESC 2017.

SERVIÇO
ECOPOÉTICA – RITUAL DE SOBREVIVÊNCIA URBANA | VÍDEO PERFORMANCE INÉDITA
Data de estreia: 15 de maio

Exibição
Insta do Ecopoética: @ecopoetica
Passo Fundo: Insta: @gruporitornelo
Face: @ritornelo

Caxias do Sul: Insta:@corojuvenildomoinhoucs
Face:@corojuvenildomoinhoucs

Gramado: Face: @GrupoNosMimo
Insta: @gruponosmimo

Canela: Insta – @cultura.kombi
Gravataí: Insta @get_ogrupoteatral
Face @get.ogrupoteatral

Veranópolis: Insta @temgentenopalco
Face @ciatemgentenopalco

INTERCÂMBIO E MOSTRA DE VÍDEO ARTE
Além deste trabalho,projeto Ecopoética também realizou um trabalho de intercâmbio cultural com grupos artísticos de sete cidades gaúchas (Gravataí, Canela, Gramado, Passo Fundo, Veranópolis, Carlos Barbosa e Caxias do Sul). Esse intercâmbio contou com duas oficinas ministradas por Marina, Rossendo e Rodrigo Shalako. E, como resultado, os grupos participantes produziram suas próprias performances em formato de vídeo-arte. Esses trabalhos foram apresentados recentemente, no circuito virtual de vídeo-arte, com as criações dos sete grupos artísticos que participaram das oficinas de intercâmbio. Os trabalhos podem ser conferidos nas redes sociais do projeto Ecopoética (@ecopoetica).

FICHA TÉCNICA DO PROJETO ECOPOÉTICA – RITUAL DE SOBREVIVÊNCIA URBANA
Coordenação de produção: Marina Mendo
Criação e performance: Marina Mendo e Rossendo Rodrigues
Cenografia:Rodrigo Shalako
Coordenação técnica: Rodrigo Shalako
Assistência de produção: André Varela
Oficineiros: Rodrigo Shalako, Rossendo Rodrigues e Marina Mendo
Direção de vídeo-performance Ritual de Sobrevivência Urbana: Liége Ferreira
Operação de Câmeras: Thiago Lazeri e Natália Utz
Vídeomaker Oficinas: Natália Utz – UTZ Filmes
Edição de vídeo-documentário do Projeto Ritual de Sobrevivência Urbana no RS: Natália Utz-UTZ Filmes
Fotógrafa: Débora Lorenz
Criação de trilha sonora para documentário: Ricardo Pavão e Gustavo Pavão
Designer: André Varela
Assessoria de Imprensa: Raphaela Donaduce Flores- Dona Flor Comunicação
Assessoria de Mídia e Redes Sociais: Amanda Gatti

Coletivos artísticos que participam de intercâmbios: Grupo Ritornelo de Teatro de Passo Fundo; Cia Teatral Tem Gente no Palco de Veranópolis; Grupo de Teatro da Cooperativa de Carlos Barbosa; Grupo Teatral Nós Mimo de Gramado; Ponto de Cultura Kombinação – cInstituto Seide de Canela; Cojmo – Coro Juvenil do Moinho de Caxias do Sul; GET – Grupo de Estudos Teatrais de Gravataí

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.