Porto Alegre (RS) será palco da segunda etapa da Campanha RespirAção (www.campanharespiracao.com.br)dias 12 e 13 de outubro (sábado e domingo), no Parque da Marinha. O espaço contará com atividades gratuitas de alongamento, yoga e pilates, ministradas e acompanhadas por profissionais especializados. O circuito terá ainda bicicletas estacionárias, conectadas a um gerador, nas quais os participantes poderão pedalar e, ao mesmo tempo, colaborar, simbolicamente, “doando ar” para encher um pulmão inflável de quatro metros de altura instalado no local da ação.

O projeto itinerante chega a Porto Alegre após passar pelo Parque do Ibirapuera, dias 14 e 15 de setembro, em São Paulo (SP), onde cerca de 2.500 pessoas participaram da ação e “doaram” mais de 38 mil litros de ar durante as atividades nas bicicletas estacionárias. O encerramento da campanha RespirAção será no dia 24 de outubro, também na capital paulista, quando todo o ar “arrecadado” em Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) será destinado, simbolicamente, a encher um pulmão gigante de oito metros que ficará exposto no Parque Ibirapuera (SP).

O principal objetivo da campanha RespirAção é reforçar que falta de ar não é normal, além de aumentar a conscientização sobre as doenças respiratórias e a busca pelo diagnóstico preciso e de preferência precoce. A falta de ar constitui um dos principais sintomas associados a doenças respiratórias crônicas como a Doença Pulmonar Respiratória Crônica – DPOC (popularmente conhecida como enfisema pulmonar ou bronquite crônica), que possui alta prevalência na população brasileira, e a Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI), uma doença considerada rara que acomete principalmente pacientes mais idosos acima de 60 anos.

Como esses cenários crônicos geram um impacto negativo não apenas para os acometidos, mas também a seus familiares, cuidadores e aos cofres públicos, é muito importante alertar para sintomas como falta de ar e/ou tosse crônica, condições que exigem investigação de um médico pneumologista para diagnóstico e tratamento precoces.

Campanha RespirAção – Iniciativa da Boehringer Ingelheim, a campanha conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) e da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do RS (SPTRS), além da Casa Hunter, Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (ABRAF), Associação Crônicos do Dia-a-Dia (CDD), Rappi® e Muitos Somos Raros.

A iniciativa reúne três elementos essenciais que estão em evidência na rotina de muitos brasileiros: atividade física, tecnologia e mobilidade. Por meio dessas ações, que também serão ampliadas para as plataformas digitais, o objetivo é aumentar a visibilidade e o engajamento, e mostrar ao grande público o quão impactante são estas duas doenças pulmonares respiratórias: a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), e a Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI), que exigem diagnóstico e tratamento precoces, possibilitando um controle eficaz da progressão destas doenças e uma melhora da qualidade de vida destes pacientes.

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