Reconhecer, valorizar e multiplicar é a missão do Prêmio Donna Mulheres que Inspiram que, desde 2016, homenageia mulheres de diferentes trajetórias, que exercem um propósito em comum: tornar o mundo um lugar melhor. Em 2020, a Revista Donna selecionou oito mulheres que se destacam em suas áreas de atuação como finalistas da iniciativa. São elas: Aline Fuhrmeister, Aline Orestes, Daniela Pavani, Juliana Estradioto, Karen Monteiro, Onilia Araujo, Rochele Gloor e Winnie Bueno. As três vencedoras serão conhecidas no dia 17 de março, em uma cerimônia realizada no Instituto Ling, em Porto Alegre.

Na Superedição desse fim de semana (7 e 8), a Revista Donna contou a trajetória das oito finalistas. Até o dia do prêmio, serão publicados vídeos com cada uma delas nas redes sociais de Donna. Na edição do dia 21 de março, a Revista terá como capa as três mulheres vencedoras da premiação, com uma reportagem especial sobre as premiadas, além da cobertura completa do evento.

As oito finalistas foram escolhidas a partir de sugestões de profissionais de diferentes segmentos, como cultura, moda, economia e ação social. Ao total, foram cerca de 65 indicações. Da moda à ciência, as finalistas se dividem em uma pluralidade de perfis, atuações e origens. Saiba quem são elas:

Rochele Gloor – Em prol das mulheres, a estilista Rochele Gloor é responsável pelo Atelier da Cruz, projeto de inclusão social que ensina costura a moradoras do Morro da Cruz, em Porto Alegre.

Karen Monteiro – Além de cuidadora de idosos, diarista e pintora, é idealizadora do Portal da Vida, de Alvorada, que ajuda mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo apoio emocional e financeiro.

Juliana Estradioto – Aos 19 anos, pesquisa sobre uma membrana biodegradável criada a partir da casca de noz macadâmia e é a primeira jovem brasileira a ser convidada para acompanhar uma cerimônia do Prêmio Nobel.

Dra. Daniela Pavani – É professora do Departamento de Astronomia do Insitituto de Física da UFRGS e pesquisadora em Astronomia e Astrofísica, além de se dedicar à pesquisa com ênfase na áreas de Ensino de Ciências e as Diversidades Culturais, Étnico-Raciais e de Gênero, Formação Docente e a relação entre Universidade e Escola.

Aline Orestes – Fundadora e presidente da ONG 101 Viralatas, espaço que abriga em torno de 300 animais, entre cães e gatos que foram resgatados de situação de risco.

Aline Fuhrmeister – Arquiteta que, por meio do DU99, busca mudar a qualidade de vida das pessoas e de suas comunidades com seu trabalho, elaborando e executando projetos de arquitetura para instituições selecionadas.

Onilia Araújo – Além de ser uma das diretoras da Associação Gaúcha de Afroempreendedores, age por meio da ONG Convexo, negócio social que busca transformar a relação da aprendizagem e a geração de renda dentro das comunidades, da qual é cofundadora.

Winnie Bueno – Luta contra o racismo com a Winnieteca, iniciativa que conecta pessoas negras que precisam de um livro a quem se dispõe a doar, tentando democratizar o acesso à literatura para promover a mudança contra o racismo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.