Primeiro evento de mídia programática do Brasil, realizado pela ADSPLAY, nasce com a proposta de educar o mercado

Nem a mudança de temperatura, a forte chuva ou o trânsito complicado em São Paulo na manhã de terça-feira, do dia 17, foram capazes de impedir que 84 participantes, entre CMOs, diretores e gerentes de marketing de algumas das empresas mais renomadas do País, se reunissem no WTC Business Club, na Zona Sul da capital paulista, para falar sobre o assunto que vem causando uma revolução no mercado publicitário brasileiro: mídia programática. O influente grupo de executivos compradores de mídia marcou presença na primeira edição do Programmatic Day, realizado pela ADSPLAY, maior operação de mídia programática do País. 

Na programação, temas estratégicos foram debatidos por players de ponta da mídia programática no mercado nacional. Durante o primeiro Programmatic Day, os c-Levels conheceram algumas das melhores práticas do setor acompanhando o debate entre os palestrantes convidados. Ao longo da manhã desta terça-feira, os anunciantes tomadores de decisão tiveram a oportunidade de ampliar os seus repertórios a partir de cases de sucesso de empresas que estão revolucionando o mercado com campanhas de mídia programática inspiradoras. Como se não bastasse, eles também puderam se conectar não apenas com os palestrantes, mas ainda com outros participantes de empresas igualmente renomadas.

Abrindo os trabalhos da manhã após momento inicial de networking, o CMO da ADSPLAY, Bruno Oliveira, e o diretor de desenvolvimento de negócios Brasil da Retargetly, Thiago Gusmão,  abordaram o tema “Métricas de Sucesso e Dados: a Fórmula para Alavancar seus Resultados”. A dupla de c-Levels pontuou aspectos conceituais ligados ao tratamento de dados proprietários de empresas, e também de dados de terceiros (first party/third party datas): da seleção das audiências; a criação, ativação e ao monitoramento de campanhas de mídia programática; chegando à mensuração de resultados de performance. 

Para Gusmão, apesar de fundamentais, os first party também são limitados, sendo indispensáveis em campanhas de mídia programática agregar os dados qualificados de terceiros. “Trabalhamos como consultoria, entendendo o ecossistema do cliente, levando inovações e propostas diferenciadas. O curioso é que alguns clientes, inclusive do próprio setor de tecnologia, vêm testar as suas hipóteses com os nossos dados. Ou seja: com os dados de terceiros“, destacou o executivo. Para Bruno Campos, a curva de aprendizado é o mais significativo. “Os clientes estão em níveis diferentes. O mais importante é iniciar. Qualquer empresa ou marca que utiliza dados, o mais relevante é testar: primeiro, estruturando os dados proprietários; depois, usando dados de terceiros”, pontuou o CMO da ADSPLAY. 

Abordando o tema “Oportunidade do Formato Native Ad no Universo da Mídia Programática”, Vincent Meyer, global head of data and partnerships da Taboola, apresentou aos c-Levels brasileiros o modelo da plataforma multinacional norte-americana. A Taboola dá aos publishers a opção de exibir recomendações de conteúdo de três maneiras: com widgets de descoberta de conteúdo; publicidade nativa ou híbrida; exibindo artigos, vídeos, apresentações e outros conteúdos, tanto a partir do site como de outros anunciantes e editores. “Fazemos mais que inserir anúncios em websites. Criamos experiências mais integradas e envolventes para os usuários”, explicou o executivo.

Encerrando em grande estilo a programação de debates da primeira edição do Programmatic Day, foi aberto um momento de Q&A, voltado a perguntas e respostas, quando os participantes puderam fazer consultas, trazer dúvidas e validar hipóteses junto aos debatedores. Após o bloco de palestras, houve a primeira edição do Prêmio Programmatic Day, que celebrou as estratégias mais inovadoras de mídia programática criadas por anunciantes, veículos, agências e empresas de tecnologia. Foram premiados quatro cases nas categorias Criatividade, Tecnologia, Inovação e Performance.

Crédito: José Henrique Vieira – ADSPLAY – Divulgação

Relevância do evento para o mercado
É um marco para o mercado haver um primeiro evento só focado em programática, já que existem muitos eventos de marketing digital que comentam sobre mídia programática. Este é um evento focado. Foi o primeiro, ou seja, testamos muita coisa: foi um evento mais intimista, para quase 100 pessoas. No futuro, queremos fazer eventos cada vez maiores, trazendo mais empresas do ecossistema para a gente educar o mercado. O nosso negócio é de tecnologia e inovação. Para o mercado caminhar junto, é preciso educar. Já temos outras iniciativas de educação, e o evento é mais uma delas. Vamos fortalecer o mercado tendo a educação como prioridade“, destacou Eduardo Sani, CEO da ADSPLAY. “A próxima edição será no ano que vem, provavelmente nesta mesma época. Mas, vamos começar a falar com os apoiadores e palestrantes ainda esse ano. Para eles poderem se programar, já que são ‘celebridades’ do mercado“, brincou Sani. 

Um evento como este é uma contribuição fantástica para este mercado, visto que a utilização da programática, em determinados momentos, é bem nebulosa por parte das empresas. Então, acho que promover este tipo de evento, trazendo mais informação, mais clareza na forma como é tratada esta questão da mídia programática só contribui para o nosso mercado como um todo“,  afirmou Thiago Gusmão, diretor de desenvolvimento de negócios Brasil da Retargetly. 

É importante para as marcas entenderem assuntos muito pontuais desse ecossistema de mídia digital. A mídia programática é bastante específica e ainda existe muito desconhecimento, muita imaturidade do mercado, de uma maneira em geral, ainda mais em um momento que se fala sobre o fim dos cookies, ‘third party’,  sobre uso de dados, que as marcas ainda têm dificuldade”, enfatizou Ana Angélica Mariano, business manager da Navegg.

A proposta é compartilhar abertamente. Acho que é isso o que precisamos fazer como indústria. É ótimo ter um ‘player’ como a ADSPLAY realizando eventos como este, mostrando o bom trabalho da premiação que vimos, e trazendo empresas que trabalham juntas, mas que talvez não conversem juntas. Para mim, foi muito importante participar de um momento assim, no sentido de compartilhar boas práticas“, enfatizou Vincent Meyer, global head of data and partnerships da Taboola.  

Um evento como este traz luz à mídia programática dentro do contexto do marketing digital. Dentro do marketing digital, vemos muitos temas sendo debatidos, mas são poucos eventos que realmente abordam a mídia programática de uma forma relevante, trazendo para o público, não de uma forma técnica, quais são os resultados. Temos a missão cada vez mais de educar o cliente final, diretores de marketing, sobre mídia programática, que muitas vezes fica restrita ao âmbito da agência. Os tomadores de decisão, muitas vezes, não conseguem entender qual é o real impacto da mídia programática. Esta é a proposta do evento: levar a informação para o cliente final“,  destacou Júlia Greghi, gerente de marketing da ADSPLAY.

É um evento importante por ele ser pioneiro. Até então, não havia um evento focado apenas em mídia programática. Hoje, no início do evento, explicamos muitos termos, conceitos, para criar uma ponte. Outro elemento muito importante é a união dos ‘players’ do mercado, porque é um setor que funciona como ecossistema, e, até então, não havia um evento para reunir esse mesmo ecossistema. É um passo muito importante. Estou muito supreendido com o público. Mesmo com um dia de chuva, conseguimos lotar o auditório”, pontuou o CMO da ADSPLAY, Bruno Oliveira.

Quer saber mais ? https://adsplay.com.br/ 

Fonte: Higor Gonçalves – Imprensa – PR (Public Relations) ADSPLAY

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