Professor da Estácio Porto Alegre leva experiências ao seminário nacional de sustentabilidade
A Estácio Porto Alegre estará representada no II Seminário Nacional sobre Resíduos Sólidos, Economia Circular e Descarbonização, que será realizado no dia 3 de outubro de 2025, no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul. O professor André Guedes participa às 9h do Painel I, que terá como tema “Logística Reversa e Reciclagem como estratégia de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva”.
A presença do docente reforça a inserção da Estácio nos debates nacionais sobre sustentabilidade e inovação. “É uma oportunidade estratégica de dar visibilidade à instituição, compartilhar experiências acadêmicas e práticas inovadoras, além de fortalecer conexões com profissionais e organizações de referência”, afirma André.
De acordo com ele, a Estácio Porto Alegre vem ampliando a abordagem da circularidade e da sustentabilidade em seus cursos de graduação e projetos de extensão. Essas iniciativas envolvem desde disciplinas voltadas à gestão ambiental até pesquisas aplicadas em parceria com agências de fomento.
Um exemplo é o trabalho desenvolvido pelo aluno de Engenharia Civil Rafael Silva de Lima, bolsista de iniciação científica do CNPq. O projeto investiga a aplicação de paredes de vidro eletrocrômicas em divisórias de unidades residenciais e comerciais, como alternativa sustentável ao uso intensivo de concreto e tijolos.
Durante o seminário, Guedes pretende destacar como a inteligência artificial, os princípios da Indústria 5.0 e a engenharia reversa podem acelerar a transição para modelos mais circulares, conectando tecnologia, educação e sociedade. “Minha proposta é contribuir para o debate trazendo uma visão inovadora, que une educação, tecnologia e sustentabilidade para gerar soluções de impacto”, explica.
O evento é promovido pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), sob a presidência do promotor de Justiça Luciano Furtado Loubet.
Fonte: Usina de Notícias
