Projeto de Restauração das Fachadas da Fundação o Pão dos Pobres de Santo Antônio tem aprovação na LIC
Aprovado na LIC – Lei de Financiamento à Cultura / Sistema Pró-Cultura RS no valor de R$ 1.137.442,40 (hum milhão, cento e trinta e sete mil, quatrocentos e quarenta e dois reais e quarenta centavos), o projeto de Restauração das Fachadas da Fundação o Pão dos Pobres de Santo Antônio está em fase de captação de patrocínio.
A iniciativa consiste na restauração das fachadas internas do prédio da Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio, localizado na Rua da República, 801, em Porto Alegre e na realização de uma exposição sobre a história da Fundação e a construção do prédio tombado – em 2004 pelo município por suas características arquitetônicas e por sua importância histórica na formação social do porto-alegrense.
O monumental prédio foi projetado, em 1925, pelo arquiteto alemão Joseph Franz Seraph Lutzenberger (pai do ambientalista José Lutzenberger), a pedido da Arquidiocese de Porto Alegre para o acolhimento de famílias carentes.
Atualmente a edificação apresenta as mais variadas manifestações patológicas. Existem muitas fissuras e rachaduras decorrentes dos recalques, assim como se nota muitas lesões no reboco, tais como esboroamentos e fraturas com alvenarias expostas, principalmente nos frisos e cimalhas.
O reboco, também decorrente da movimentação da estrutura, no geral está se desplacando do suporte de alvenaria de tijolos maciços, salvo em alguns pontos como nas pilastras. A presença de umidade ascendente pela ausência de drenagem perimetral é uma constante assim como infiltrações no reboco decorrente de infiltrações nas cimalhas, floreiras e demais elementos em que o capeamento de reboco está degradado.
Captação de recursos
A Fundação Pão dos Pobres busca empresas parceiras para viabilizar a execução do projeto que tem gestão cultural da Cult Assessoria e Projetos Culturais e projeto arquitetônico dos arquitetos Lucas Volpatto e Jacqueline Manica, da Studio1 Arquitetura.
Para maiores informações sobre como apoiar a preservação desse patrimônio histórico, contatos pelo (51) 99236-6951 ou praxisgestaodeprojetos@gmail.com com Cecília Daudt.
Fonte: Simone Lersch -Assessoria de Comunicação