Projeto Desenvolvido por menina de 17 anos propõe substituir uniforme escolar por peças feitas a partir de garrafas pet
Ainda em caráter experimental, a escola será a primeira do Rio Grande do Sul a adotar um uniforme sustentável. A jovem aluna da Pan American School de Porto Alegre, Alicia Ogliari, de 17 anos, apresentou um projeto à escola que visa substituir os tradicionais uniformes feitos de algodão por peças feitas com o plástico oriundo de garrafas PET, que após processo de reciclagem é transformado em fios de poliéster.
A ideia inicialmente foi desenvolvida pela aluna como produto de um projeto pessoal de conclusão do Middle Years Programme, um programa educacional do International Baccalaureate que visa o desenvolvimento intelectual de jovens e o aprimoramento da conexão prática entre os conceitos aprendidos na escola com a realidade para além da sala de aula.
Para implementá-lo na escola, Alicia contou com a parceria do Clube de Sustentabilidade da Pan American School, do qual é co-presidente. “Esse é um projeto que vem sendo desenvolvido ao longo de dois anos“, explica. “Inicialmente vamos produzir uma camiseta feita de 50% poliéster reciclado e 50% algodão orgânico. A ideia é que, no futuro, se estenda para outras peças do uniforme também“, projeta.
As peças serão produzidas em parceria com a “Camiseta Feita de PET”, empresa paulista especializada na produção de roupas em tecidos ecológicos. Ao longo de 11 anos, a empresa já removeu 6 milhões de garrafas PET do meio ambiente e também promove diversas iniciativas educacionais embasadas na sustentabilidade em eventos e escolas.
O projeto piloto implementado na Pan American School de Porto Alegre vai analisar o interesse e o impacto da venda inicial dessas peças, com o objetivo de criar, posteriormente, uma linha de uniformes sustentáveis alternativos aos atuais.
Fonte: @azpressbrasil