Rancho Tabacaray inaugura exposição “Huachu”, de Guto Oliveira, com foco na lida do campo e nas transformações do Pampa

O Rancho Tabacaray, abriu neste domingo, 13 de julho, a exposição “Huachu”, do fotógrafo documental Guto Oliveira. A mostra propõe um mergulho sensível e crítico ao Pampa, bioma singular do sul do Brasil que, apesar de sua rica biodiversidade e relevância ecológica, segue entre os mais ameaçados e negligenciados do país.
Resultado de três anos de imersão e pesquisa fotográfica, a exposição revela paisagens campestres de rara beleza e valor ambiental — com destaque para o solo que abriga o aquífero Guarani e uma impressionante variedade de espécies vegetais, com até 57 por metro quadrado. Ainda assim, menos de 3% do território está protegido. O avanço da agricultura extensiva, da silvicultura, das pastagens exóticas e da mineração impõe um ritmo acelerado de degradação.
Além do alerta ambiental, “Huachu” lança luz sobre as mudanças culturais que acompanham essa transformação. O gaúcho, figura moldada pela lida na campanha e herdeiro de tradições indígenas e ibéricas, vê sua cultura ancestral ameaçada pelo afastamento das novas gerações. Existe uma ruptura na transmissão de saberes e modos de vida e o trabalho do artista é um gesto de reconexão com a terra dos seus antepassados. A mostra reúne 15 fotografias e reafirma o papel do Rancho Tabacaray como espaço de resistência cultural e agora também de expressão artística.

A EXPOSIÇÃO
HUACHU é um projeto fotográfico documental de longo prazo que retrata as transformações socioambientais do Pampa, abordando tanto os impactos ambientais quanto a erosão da cultura regional. Por meio de uma linguagem visual poética e contundente, Guto Oliveira propõe um chamado à preservação do bioma e de sua identidade histórica.
O ARTISTA
Guto Oliveira, 46 anos, natural de Novo Hamburgo (RS), é fotógrafo documental com foco na relação entre ser humano e natureza. Seu trabalho busca inspirar reflexões e ações por um futuro mais sustentável. Integra os coletivos Everyday Brasil, Observadores Urbanos e Moments Collective, e tem obras representadas por galerias de arte.
SERVIÇO
Exposição “Huachu”, de Guto Oliveira
De 13 de julho a 30 de setembro
Rancho Tabacaray – Av. Vicente Monteggia, 2770 – Vila Nova, Porto Alegre – RS
Entrada gratuita para clientes e visitantes, conforme programação da casa
Fonte: Tati Feldens – Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação