O Espaço de Memória do Ator Gaúcho, localizado na Sala Professora Dionéia de Macedo Rüdiger da Casa de Cultura Mario Quintana, será relançado no próximo sábado, 19/05, às 18h. Haverá performance dos atores Carlos Cunha, Denizeli Cardoso e Suzana Saldanha. A expografia é do arquiteto Flavio Amaral Lima e a ideia e curadoria de Renato Rosa.

A exposição permanente, inaugurada em 2010, conta a trajetória do teatro gaúcho com fotos, reportagens, cartazes de peças e outros itens. Trata-se de um memorial representativo de fatos históricos que abriga nomes de formadores de atores, atores, dramaturgos, veiculadores, críticos. Conta os caminhos percorridos, os grandes sucessos que nasceram no Rio Grande do Sul e conquistaram outros estados.

Segundo o curador Renato Rosa, quase tudo se situa a partir da inauguração do Theatro São Pedro de Alcântara em junho de 1858 – conforme o historiador Sergio da Costa Franco – com “Recordações da Mocidade”, encenada pela Companhia Ginásio Dramático Rio-Grandense.

Rosa destaca quatro pessoas “memoráveis e de fundamental importância para o movimento teatral”: embaixador Paschoal Carlos Magno, incentivador do teatro de estudantes no Brasil; Aron Menda à frente da Sociedade Brasileira de Autores (SBAT), facilitando a negociação de textos junto aos autores; o jornalista P.F. Gastal, abrindo espaço aos artistas no jornal Correio do Povo; e Juan Sonderman, que garantia, com seu aval, o êxito de muitas produções colocando a logotipia de sua Casa Louro em todos os programas de montagens teatrais na cidade.

SERVIÇO
Relançamento do Espaço de Memória do Ator Gaúcho
Quando: 19 de maio | Sábado
Horário: 18h
Local: Sala Professora Dionéia de Macedo Rüdiger – 4º andar da CCMQ – Rua dos Andradas, 736
Entrada franca. O horário de visitação é de terças a sextas-feiras, das 9h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 21h
Foto/destaque: Darlene Silveira

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.