Rodrigo Carpi Nejar lança livro de poesias “Insana Lucidez”

Segundo o ditado popular “O fruto não cai longe do pé”, referindo-se à trajetória de alguém em comparação com a família. Seguindo essa premissa, o gaúcho Rodrigo Carpi Nejar, segundo filho dos escritores Carlos Nejar e Maria Carpi, lança seu primeiro livro de poesias, intitulado “Insana Lucidez” (Editora Bestiário). A publicação terá sessão de autógrafos no dia 31 de outubro, das 19h às 21h, na Livraria Santos do Barra Shopping Sul. O momento será marcado pela presença dos pais e irmãos, incluindo o poeta e escritor Fabrício Carpinejar.

“Insana Lucidez” compõe-se de poemas melódicos e metafóricos que buscam a conexão com o imaginário do leitor, provocando-o e convocando-o ao exercício da leitura e da criação de imagens.”Como pinturas ou afrescos do sentimento vivo, do pássaro colhido em seu movimento”, define o autor.

“Um pássaro assume as alturas
E o trago por dentro.
Colho primeiro a vertigem,
Depois seu corpo,
Impresso no movimento.
Um pássaro e o ninho do abismo,
Pouco a pouco,
Concentram todo o Universo.”

É um livro sanguíneo, que reúne, de forma encadeada, poemas em carne-e-osso, forjados ao longo de mais de 30 anos de existência do autor. “São reflexões e vivências maturadas no silêncio da jornada, decantadas como vinho, sem pressa, em meio a retomadas e esquecimentos, enquanto, na escrita da vida, se impunha o registro dos encargos e desafios da labuta diária”, conta Rodrigo. 

“O silêncio do homem é um túnel sem escolta.”

Separado por quatro eixos principais – “Vertigens”, “Patas do Firmamento”, “Telas” e “Hora do Sol” -, o livro fala de um filho que se tornou adulto, pela criança que ainda o habita. É o testemunho de uma chama acalentada desde a infância, nos cadernos de capa dura, nas músicas das bandas que nunca vingaram, nos silêncios e abreviaturas da estrada, uma chama imersa no vão das partidas e chegadas, que agora se expressa, dando voz madura ao jovem que caminhava.

Portarit Rodrigo Carpi Nejar – Divulgação

Nascido em Porto Alegre, em dezembro de 1970, no bairro Petrópolis, Rodrigo Carpi Nejar é o segundo filho dos escritores Carlos Nejar e Maria Carpi. Seu nome foi dado em homenagem a “El Cid” (Rodrigo Diaz de Vivar), campeador que, mesmo morto, venceu uma batalha contra os mouros, avançado à frente do exército com o corpo atado a seu cavalo. Passou a primeira infância entre Erechim e Caxias do Sul, retornando à capital gaúcha, aos cinco anos de idade, onde cresceu, junto aos irmãos Carla, Fabrício e Miguel, no bairro Petrópolis. 

Ingressou na Faculdade de Direito, graduando-se pela PUC-RS. Realizou concurso para o Ministério Público/RS. Aprovado para o cargo de Promotor de Justiça, foi construir sua independência. “Havia uma urgência em alcançá-la e o cargo também tratava dela, a sagrada independência funcional: promover o que fosse de direito, segundo a lei e a consciência. Então, guardei meus escritos, como quem guarda um endereço, envelopado no bolso da calça, sabendo que um dia lhes daria destinação”, revela.

“Quanto mais eu dispor,
mais serei da jornada.
O caminho de casa
é da porta para fora.
Tua casa habitarás
ao fim, quando dela fora
o primeiro a sair.”

No dia 12 de novembro, a partir das 19h, Rodrigo também participará de uma sessão de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre.

SERVIÇO
Lançamento e Sessão de Autógrafos – Insana Lucidez, de Rodrigo Carpi Nejar
Data: 31 de outubro (terça-feira), das 19h às 21h.
Local: Livraria Santos – Barra Shopping Sul – Nível Jockey – Lojas 1040/1041 – Cristal
Insana Lucidez, de Rodrigo Carpi Nejar
Gênero: Poesia brasileira
Publicação: Bestiário, 2022
R$ 55,00 

Fonte: Andressa Riquelme – Assessoria de Imprensa

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.