Rotary e Clube de Opinião lançam movimento #genteajudandogente
Na quinta-feira (26/07), às 11h, na Casa dos Conselhos (Av. João Pessoa, 1110), o Rotary Club Porto Alegre Glória Teresópolis e o Clube de Opinião do RS lançam o movimento #genteajudandogente, que pretende ser um guarda-chuvas institucional para uma série de campanhas humanitárias com objetivo de ajudar pessoas, onde elas estejam, independente de diferenças raciais, religiosas ou políticas. Um movimento a partir do Rio Grande do Sul a fim de atender aos gaúchos e também outras comunidades mundo afora.
A primeira campanha deste movimento pretende arrecadar itens de higiene pessoal para enviar aos mais de 25 mil venezuelanos que estão acampados em Boa Vista, capital de Roraima. As famílias que chegam todos os dias ao norte do país precisam de tudo.
A campanha, criada pela agência Vossa, destaca a necessidade de ajudarmos a essas pessoas, independente de questões ideológicas, políticas ou de quaisquer outras diferenças. O mote da campanha vai nesse sentido e algumas das peças alertam que “Para muitos é uma questão ideológica. Para eles só resta a lógica pura e simples: sem ajuda não há saída”.
A campanha, que terá peças para televisão, rádio, mídia impressa e internet, já conta com o apoio de todos os veículos do Grupo Bandeirantes, Grupo RBS, Rede Pampa e Rede Record. Outros grupos e veículos de comunicação do RS já estão sendo contatados para participarem do movimento.
Durante todo o mês de agosto, itens de higiene pessoal, tais como fraldas, absorventes, sabonetes, pastas e escovas de dentes, serão arrecadados por todas as farmácias das redes Panvel e São João localizadas em Porto Alegre. Serão mais de 300 pontos de arrecadação.
Segundo Cláudio Bins, do Rotary Club Glória Teresópolis, entidade promotora do movimento, essa necessidade foi identificada pelo Rotary Club de Boa Vista Caçari a partir de contato direto com as famílias de venezuelanos. “Na realidade, eles precisam de tudo, mas dentro daquilo que podemos ajudar, a arrecadação de itens de higiene pessoal se mostrou mais prática do ponto de vista de logística” salienta o dirigente.
Julio Ribeiro, presidente do Clube de Opinião do RS e idealizador do movimento, destaca que essa é uma primeira campanha, cujos resultados deverão motivar inúmeras outras, tendo como alvo o ser humano, onde ele estiver passando dificuldades. “Teremos outras campanhas pela frente, muitas atendendo à pessoas aqui pertinho da gente. A questão geográfica é o que menos importa, o fundamental é podermos nos solidarizar com o ser humano” diz ele.
Para Julio Ribeiro é emocionante a forma imediata, integral e solidária com que se deu a adesão de todos os participantes desse movimento. “Já no primeiro contato que tivemos com as redes de farmácias e com cada grupo de comunicação obtivemos a parceria destes para buscarmos fazer alguma diferença em nossa sociedade”.
Gil Kurtz, diretor da Vossa, ressalta que a campanha de ajuda aos venezuelanos no Brasil foi criada de forma a vermos o sofrimento e as necessidades desse pessoal em primeiro lugar, antes e para além de quaisquer outras questões. “Não importa se eles estão lá do outro lado do país, se eles não são brasileiros, podemos passar para eles a mensagem de que somos solidários com suas dificuldades e que somos apenas gente tentando ajudar gente”.
Além dos veículos de comunicação, da agência e das redes de farmácias, essa campanha inicial tem o apoio das produtoras Fon-Fon (áudio) e Cinematográfica (vídeo), da gráfica Comunicação Impressa e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e a parceria do Distrito 4680 do Rotary Internacional, da FURPA – Fundação dos Rotarianos de Porto Alegre e do Rotaract Poa Glória Teresópolis.