Sala Redenção exibe adaptações cinematográficas de clássicos da literatura

Aproximar, comparar e estudar as linguagens do cinema e da literatura é a proposta do ciclo Filmes e Livros”, que estreia na Sala Redenção no dia 4 de agosto, segunda-feira, e segue em setembro e outubro. A iniciativa das sessões é de Fatimarlei Lunardelli – jornalista, escritora, professora e crítica de cinema brasileira – e acontece sempre na primeira segunda-feira de cada mês, com palestra às 15h, seguida da exibição de filme e bate-papo com o público.

Já em sua origem, quando o cinema passou do registro documental dos acontecimentos para a fabulação, a tradição literária forneceu as bases para seu desenvolvimento. Por meio de estratégias de posicionamento de câmera e montagem das imagens, correlatas aos ganchos literários do folhetim, os primeiros cineastas aprenderam a envolver e manter a atenção dos espectadores. No ciclo “Filmes e Livros”, o público é convidado a ler as obras e a participar das conversas que irão relacionar a literatura e o cinema, discutindo suas diversas aproximações.

A programação tem início em 4 de agosto com “As Horas”, de Michael Cunningham, vencedor do Prêmio Pulitzer em 1999. A narrativa acompanha três mulheres de distintas gerações cujas vidas são entrelaçadas pelo romance “Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf, que celebra seu centenário de publicação este ano. 

O segundo encontro é em 1º de setembro, e debate a obra “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, livro escrito pela pernambucana Martha Batalha, e sua adaptação para o cinema. O ciclo encerra em 6 de outubro com a discussão sobre “Anna Karenina”, clássica obra de Liev Tolstói e a adaptação cinematográfica lançada em 2013.

A entrada é gratuita e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus centro da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333. 

SERVIÇO
Ciclo “Livros e Filmes”  
4 de agosto, 1º de setembro e 6 de outubro, segundas-feiras, às 15h
Sala Redenção – Cinema Universitário 
Rua Engenheiro Luiz Englert, 333 – campus centro da UFRGS
Entrada franca
Site – ufrgs.br/difusaocultural
Instagram – @salaredencao

PROGRAMAÇÃO

Encontro 1: Livro e adaptação para o cinema de “As Horas”, de Michael Cunningham

4 de agosto | segunda-feira | 15h
A história de três mulheres de diferentes gerações cujas vidas são entrelaçadas pelo romance “Mrs. Dalloway”: Clarissa Vaughn, editora de Nova York que, em 2001, prepara uma festa em comemoração ao prêmio literário recebido por seu amigo Richard, que vive com HIV. Laura Brown, dona de casa grávida e infeliz no casamento no ano de 1950, em Los Angeles; e a própria Virginia Woolf, em 1923, no interior da Inglaterra, onde vive com o marido e sofre com a depressão enquanto escreve “Mrs. Dalloway”, romance publicado em 14 de maio de 1925 e que se tornaria uma das grandes obras da literatura no século XX.

1° de setembro | segunda-feira | 15h
Encontro 2: Livro e adaptação para o cinema de “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, de Martha Batalha
No Rio de Janeiro, em 1950, as jovens irmãs Eurídice e Guida são companheiras inseparáveis. Moram com os pais e têm sonhos que entram em conflito com o ambiente conservador em que vivem: Eurídice quer se tornar pianista profissional e Guida sonha com uma grande história de amor. Separadas e obrigadas a viver distantes ao longo da vida, as duas nunca desistem de se reencontrar. 

6 de outubro | segunda-feira | 15h
Encontro 3: Livro e adaptação para o cinema de “Anna Karenina”, de Leon Tolstói
Durante o Império Russo, em 1874, o romance proibido entre Anna Karenina e o jovem oficial de cavalaria, Conde Vronsky, escandaliza a aristocracia da qual fazem parte. Por ser casada com o conde Alexei Karenin, um homem mais velho com o qual tem um filho, e em virtude das convenções sociais da época, a recusa de Anna em abrir mão do amor leva a um trágico desfecho. Com vários personagens em torno do núcleo dramático principal, o livro faz um painel da sociedade russa no século 19. 

Fonte: Departamento de Difusão Cultural – PROREXT/UFRGS
Sala Redenção – Divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.