São Pietro Sênior inova com aulas para o público 60+ e foco na socialização através do conhecimento

Uma proposta inovadora que oferece ensino contínuo para fomentar a socialização, criar vínculos, desenvolver habilidades, estimular mentes e manter a vitalidade das pessoas. A São Pietro Academy Sênior, iniciativa do Grupo São Pietro voltada à educação do público 60+, aposta no conhecimento como ferramenta para o bem-estar e para a conexão entre os moradores de seu sênior living localizado no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre. Em parceria com a Ciclos+, o projeto, iniciado em setembro, traz neste semestre cursos de filosofia e de história da música como parte do planejamento focado no bem-estar e no cuidado com os residentes, oferecendo aulas de temáticas que interessam ao seu público.

O modelo adotado é inspirado nos moldes de uma faculdade, mas adaptado ao ritmo e às necessidades da maturidade. Antes de iniciar, os moradores e seus familiares recebem um convite exclusivo para participar, com planos de aulas detalhados em relação ao conteúdo e ao objetivo. As inscrições são simples e acessíveis, tudo adaptado ao público 60+.

Grupo São Pietro Academy Sênior

Acreditamos no conhecimento e na socialização como ferramentas transformadoras, que são chaves para a qualidade de vida e o bem-estar dos moradores. O incentivo ao ensino é uma forma de tratarmos da saúde, estimular o raciocínio, reativar a memória sobre alguns temas e permitir a troca de ideias e experiências. As pessoas nessa faixa etária querem seguir aprendendo e é uma oportunidade de aprofundarem-se em assuntos que não eram prioridade antes, mas agora podem explorar mais”, define Daniel Giaccheri, sócio-fundador do São Pietro Sênior.

De acordo com Juliana Enderle, sócia-fundadora da Ciclos+, as aulas diferem de cursos tradicionais e das aulas do ensino fundamental e médio pelo enfoque da proposta e pelo perfil dos alunos. A ideia não é formar profissionais ou capacitar pessoas para uma função, e sim, promover o desenvolvimento contínuo.

A proposta é promover bem-estar físico e emocional, mas principalmente social, porque muitos chegam buscando se movimentar e acabam encontrando um grupo com o qual criam vínculos muito fortes. Nosso objetivo é que as atividades sejam leves, acessíveis e que todos se sintam capazes, independentemente da idade ou do condicionamento inicial“, explica. “Temos alunos que procuram as aulas por indicação médica, outros porque querem manter autonomia e independência no dia a dia.”

As aulas regulares já estão em andamento, com professores especializados. Após a finalização do curso, os moradores receberão um certificado, que trará uma lembrança significativa da experiência vivida e da valorização do conhecimento.

A Ciclos+ iniciou as atividades durante a pandemia, de modo online, trabalhando com uma disciplina e 12 alunos. Hoje, a estrutura conta com uma sede física em Porto Alegre, com oito disciplinas e mais de 100 alunos. Além das aulas, a instituição promove encontros para celebrar os aniversariantes do mês, visitas a museus e viagens.

Fonte: Martha Becker Connections
Primeira unidade São Pietro Senior, Bairro Três Figueiras – Crédito: Divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.