Sarau do Rio retorna em 2025 com edição marcada pela resiliência e celebração da vida

No dia 4 de maio, a partir das 15h, São Leopoldo recebe a primeira edição de 2025 do Sarau do Rio, em um momento carregado de significado para a cidade e para todos que participam do evento. Um ano após a enchente que inundou o centro histórico e colocou o Museu do Rio — local símbolo do projeto — dois metros abaixo d’água, o Sarau retorna como um ato de resistência e resiliência cultural, ocupando novamente a Rua da Praia com música, arte e afeto.
“A próxima edição do Sarau traz uma alegria diferente. Carregada de significados. Estaremos aqui do ladinho do rio, um ano após a enchente, dessa vez celebrando a vida, os encontros, a música, os abraços e os braços abertos pra receber o público que tanto curte este evento“, afirma Klau Brentano, presidente da ALEC – Associação Leopoldense de Esporte e Cultura, organizadora do evento. A programação do Sarau do Rio em 2025 promete embalar a tarde e a noite de São Leopoldo com uma seleção vibrante de atrações.
A partir das 15h, o DJ Renato Rocha abre os trabalhos com uma discotecagem especial em vinil, preparando o clima para uma sequência de shows que passeia pelo rock, pela MPB, pela música regional e pelo reggae. Entre as atrações estão Banda de Quinta, Artur de Mari & Banda, Rocka Rolla, Ju Koteck, Mandando Lenha com um tributo emocionante a Bebeto Alves, e a aguardada apresentação de Shana Müller. Encerrando a noite, o público será embalado pela energia contagiante do Chimarruts.
Além do palco principal, o Sarau oferece uma programação paralela repleta de poesia, teatro e intervenções artísticas que ocupam diferentes pontos do evento. Haverá tributo a Lupicínio Rodrigues, performances cênicas com Ambizela, Carmen Lima e a Fada das Bolhas, além do espetáculo infantil “A Mala Mágica”, com o grupo Teatro Geração Bugiganga.
O artista Feu Cardoso apresenta uma obra profundamente enraizada no território e na memória coletiva. Utilizando a lama do Rio dos Sinos como matéria-prima e suporte simbólico, ele retrata rostos de pessoas diretamente atingidas pelas enchentes que assolaram a região. Seus quadros ganham vida sobre pedaços de móveis resgatados das casas invadidas pela água, transformando destroços em arte e cicatrizes em testemunho.

No Terreno Cultural, diversas atrações, como a Oficina de arte “Pingente Borboleta”, com Klau Brentano. A Feira Criativa do Sarau do Rio é um convite ao encontro com a arte, o afeto e a produção local. Em meio à programação do evento, expositores independentes ocupam o espaço com peças autorais, sustentáveis e cheias de identidade. O evento é pet friendly e conta com estrutura de gastronomia variada em food trucks espalhados pela Rua da Praia, oferecendo delícias e bebidas para todos os gostos.
O início
Desde 2017, o Museu do Rio é palco para um evento multicultural. O Sarau do Rio reúne, periodicamente, apresentações musicais, mostras de arte, oficinas infantis e literárias, expositores de economia criativa e solidária e gastronomia. “São Leopoldo é uma cidade que nasceu na beira de um rio e, com o passar do tempo, virou às costas para ele. O Sarau marca o reencontro da comunidade com o Rio dos Sinos. E a gente sente um clima de felicidade nas pessoas. É a comunidade se aproximando dela mesmo e do rio. O Sarau é um alimento para a alma“, afirma José Carlos Ferreira Júnior, um dos organizadores do projeto.
O evento é uma promoção da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC), através das leis federal e estadual de incentivo à cultura, conta com o patrocínio master da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul – Sulgás, patrocínio da Unimed Vale do Sinos e Ferramentas Gedore do Brasil, copatrocínio da Unique Rubber e Superlegal Brinquedos, apoio da Prefeitura de São Leopoldo, financiamento do Pró-Cultura LIC/RS e realização da ALEC, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO*
PALCO PRINCIPAL
Horários e atrações:
15h00 – DJ Renato Rocha – Discotecagem Especial ao Som do Vinil
15h45 – Banda de Quinta
16h30 – Artur de Mari & Banda
17h15 – Rocka Rolla
18h00 – Mandando Lenha – Tributo a Bebeto Alves
18h45 – Ju Koteck e Banda
19h30 – Shana Müller
20h30 – Chimarruts
DEMAIS ATRAÇÕES
15h20 Tributo a Lupicínio Rodrigues
16h00 – Intervenção cênica com Ambizela
16h30 Intervenção cênico-literária com Carmen Lima
17h00 – Intervenção cênica com a Fada das Bolhas
17h30 Espetáculo A Mala Mágica – Teatro Geração Bugiganga
OUTRAS ATRAÇÕES
– Feira Criativa com expositores
– Exposição do artista Feu Cardoso
– Oficina de arte “Pingente Borboleta”, com Klau Brentano
*Programação sujeita a alterações. Em caso de chuva, o evento será mantido. Só haverá cancelamento no caso de chuva forte com riscos de alagamento no local
SERVIÇO
O que: Sarau do Rio
Data: 04 de maio
Horário: domingo, a partir das 15h
Local: Museu do Rio (Rua da Praia – São Leopoldo)
Classificação: livre
Entrada gratuita
Fonte: C² Comunica
Crédito: Giovani Paim