Sarau Libretos reúne Rosane Castro, Elenilton Neukamp, Fátima Farias e Guaíra Soares

A quarta edição do Sarau Libretos será realizada dia 22 de junho (quinta-feira) na Vila Bom Jesus, no Centro de Educação Ambiental (Av Joaquim Porto Villanova, 143 – Porto Alegre), a partir das 9h até 19h. O evento cultural contará com a presença de Rosane Castro, Elenilton Neukamp, Fátima Farias e Guaíra Soares, em uma programação diversificada, com poesia, música, contação de histórias, roda de conversa e exposição de livros.

As atividades abertas ao público, com entrada franca, serão igualmente transmitidas ao vivo e gravadas para compor o legado do Sarau Libretos. A transmissão em tempo real será pelo Facebook/libretoseditora e pelo Youtube/Libretos100.

O Sarau Libretos assume a cada edição maior potencial como ferramenta de efetiva conscientização, difusão e estímulo à leitura, dentro de seus pilares básicos de proposição. As  edições anteriores foram realizadas no Morro da Cruz, em novembro, e no Morro Santana, em março e no Centro Histórico, em maio. Está previsto, ainda, um encontro na Restinga. 

Esta iniciativa tem financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC Publicações (Fundo de Apoio à Cultura).

PROGRAMAÇÃO
10h às 19h – exposição de livros da Libretos

Rosane Castro/arquivo pessoal

9h30 – Contação de história com Rosane Castro. A escritora e narradora de histórias conversa com estudantes do 3° e 4° anos da Escola Estadual Paula Soares, localizada no Centro Histórico, acerca do livro “Batidas de Okàn”, que traz uma história ficcional  ambientada no cenário cultural de uma família brasileira de origem africana e apresenta palavras do idioma yorubá – tais como okàn (coração) e Ijó (dançar). Tem vinte e oito anos de carreira, e dedica-se ao aprimoramento de sua obra para oferecer uma literatura de qualidade, identificada com as diferenças.

Elenilton Neukamp – Foto: Marco Nedeff

14h30 – Roda de conversa com Elenilton Neukamp.O professor de Filosofia e escritorElenilton Neukamp vai falar sobre seu romance A Felicidade é um quase nada (Libretos, 2022) que aborda depressão e adolescência, sempre a partir do olhar de uma garota de 15 anos. É ela que nos conta sua vida, suas paixões e sonhos. Esta é uma história que joga luz sobre um drama de milhões de pessoas, jovens e adultos de todas as idades. O livro convida para um embarque no universo particular de uma adolescente, onde o mistério e o poder dos afetos podem transformar a realidade.

Fátima Farias/acervo pessoal/

16h30 – Roda de conversa com Fátima Farias. Poeta, escritora e articuladora cultural, Fátima Farias apresenta seu livro mais recente “Santas de Casa” (Libretos). Neste título de prosa poética sobre a temática negra, a autora conta um pouco de sua história. São fragmentos reais de sua infância e adolescência, que vêm à tona durante a pandemia (2020/2021), em forma de prosa, diálogos e versos. Sua primeira obra individual em poesia foi Mel e Dendê (Libretos, 2020). Em 2022, o Instituto Estadual do Livro lançou Um poema por dia, da autora. É co-idealizadora do projeto literário Geladeiroteca da Bonja, que tem por objetivo espalhar livros e histórias para jovens e crianças, valorizando a educação arte e cultura. 

Guaíra Soares/ arquivo pessoal

17h30 – Apresentação musical de Guaíra Soares
Guaíra Soares é cantora e compositora e uma das idealizadoras da Associação de Sambistas Compositores Gaúchos, trabalho itinerante. Com o projeto “O Meu Valor”, Guaíra executa seus sambas autorais e interpreta sambas de outros compositores, homens e, principalmente, mulheres. A ideia é destacar a força da mulher no universo do Samba que ainda é majoritariamente masculino, espaço onde a mulher adentra cada vez mais, com propriedade e verdade, sempre respeitando as que vieram antes desbravando esse universo e se impondo para que hoje outras mulheres possam dar continuidade a esse legado tão forte e potente que é o samba. A música de Guaíra fala também de amor e desamor, enfim, ela escreve sobre a sua vida e sobre as realidades que nos atravessam.

Fonte: Simone Lersch/Assessora de Comunicação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.