Jornal da Capital

Noticias/informações gerais sobre Porto Alegre

O Novo Muro da Mauá se “vestiu” para o aniversário de Porto Alegre. A segunda fase do Muro, sob responsabilidade do Consórcio formado pelas empresas de OOH Sinergy e HMídia, entrega de presente aos moradores da capital dos gaúchos arte em forma de fotografia e arte visual e gráfica. A concessão para a iniciativa privada da área – explorada em telas inspiracionais de conteúdo e institucionais de empresas co-adotantes – é de 750 metros e fica entre o pórtico de entrada do Cais do Porto e o acesso ao estacionamento do Embarcadero. Trata-se de uma iniciativa da atual gestão da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

A galeria virtual de fotografia Zigwall, junto da equipe de curadoria do Novo Muro da Mauá, selecionaram 5 fotógrafos – Alexandre Raupp, Fabian Gloeden, Heloisa Medeiros, Raul Krebs e a dupla formada por Ita Kirch e Simone Blauth – para o recorte desta etapa. De acordo com Alline Pecci, galerista da Zigwall, todos os profissionais ficaram extremamente honrados com o convite. “A responsabilidade de parabenizar a cidade é grande, entretanto, as ampliações escolhidas representam um pouco do que é ser porto-alegrense e de como a cidade nos encanta por meio das visões de cada um dos fotógrafos”, confirma Alline. Já outros 5 profissionais, artistas visuais e gráficos, foram escolhidos pelo time do próprio Novo Muro da Mauá, em especial pela diretora cultural Rafaella Ferreira e pelo diretor de criação Rafael Braga. Cusco Rebel, Laura Loyola, Mitti Mendonça (Mão Negra), Soul Chamb e Viti (Viti Grosman) criaram obras exclusivamente para esta etapa do projeto.

Além destes 5 módulos iluminados (frontlights) com fotografias e 5 de artes visuais, há ainda 3 com celebridades, totalizando 13 novas telas. Um grupo de personalidades reconhecidamente ligado a Porto Alegre completa a renovação da fase 2. De jogadores de futebol, passando por músicos, até jornalistas e escritores, cada qual à sua maneira, festeja os 250 anos da cidade. Os nomes são surpresa e nos próximos dias serão revelados aos poucos nas ampliações, esperando as pessoas para fazerem as famosas selfies. O site www.murodamaua.com.br e o Instagram @novomurodamaua aprofundam o conteúdo dos painéis como um desdobramento, já que o Muro tem a proposta de ser multimídia em sua entrega. A hashtag #novomurodamaua garante a repostagem de fotos dos visitantes no perfil da rede social.

Para Eduardo Ferreira, diretor da Sinergy, o Novo Muro da Mauá é um sucesso e motivo de orgulho para a cidade. “Cada vez que passo em frente ao Muro, vejo as pessoas contemplando as telas, ciclistas parando para fazer fotos, pedestres curtindo a caminhada, aproveitando este símbolo da cidade agora, que se tornou em um espaço democrático de qualidade e ao ar livre”, ressalta Eduardo. Já João Pedro Nunes da Silveira, diretor da HMídia, destaca a beleza do Muro à noite. “Todo iluminado, ele é um lugar a ser usufruído com segurança pelos porto-alegrenses e por quem vem do interior ou de outros estados conhecer a capital”, confirma João Pedro.

Janelas digitais – Outra novidade desta segunda etapa é a instalação de 5 “janelas digitais”. O nome foi inventado pelo próprio Consórcio, tendo em vista que extrapolam e muito o conceito de uma simples tela de LED.  Elas “flutuam”, presas apenas lateralmente, tal como “entradas de luz” do Novo Muro da Mauá. Dicas culturais de cinema, música, filosofia, teatro, dança, entre outras expressões artísticas, serão reproduzidas, além de informações relevantes da Prefeitura aos cidadãos. Inclusive está em andamento uma parceria com a Secretaria de Educação que vai permitir aos estudantes da rede municipal a oportunidade de parabenizar a cidade nestas janelas por meio de desenhos e ilustrações. Em breve haverá maior detalhamento desta dinâmica tanto educacional como inclusiva. Por fim, as empresas co-adotantes também vão felicitar a cidade por seus 250 anos ali, junto de outras marcas interessadas em homenagear e colorir a cidade.

Projeto – O Novo Muro da Mauá é um projeto “vivo” e será renovado em imagens periodicamente, a cada quatro meses. As lonas, backlights e frontlights da primeira etapa mostravam a história do Porto dos Casais, além de reproduções de quadros clássicos cedidas por museus e pinacotecas gaúchas. As próximas fases vão focar em momentos marcantes, características da gente porto-alegrense e da cultura local e, claro, ainda mais personalidades. CEEE Equatorial, Hospital Moinhos de Vento, Lojas Pompéia, Renner, RBS, Sebrae RS, Starbucks, Unisinos, UniRitter, Vero (Banrisul), Vivo e Warren, junto do consórcio, viabilizam financeiramente o Novo Muro da Mauá.

HMídia – Com operação desde abril de 2002, a HMídia especializou-se em locação de espaços publicitários em mídia OOH. Nos últimos anos incorporou em seu portfólio de produtos uma gama de soluções estáticas e digitais, buscando atender às necessidades de comunicação do mercado nos ambientes urbanos e de circulação de pessoas.

Sinergy – Há 20 anos no mercado, apresenta soluções de comunicação para conectar marcas às pessoas de forma positiva e inspiradora. Sua atuação é focada em atender clientes, parceiros, fornecedores e a comunidade de forma integrada. Tendo em vista a mobilidade urbana, possui equipe atenta para suprir as necessidades do público de OOH.

Fonte: QG Comunica

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.