Semana Lixo Zero de Porto Alegre é lançada com visita a unidade da sustentaPET

A Coca-Cola FEMSA Brasil, é apoiadora da 8ª edição a Semana Lixo Zero de Porto Alegre, que acontece de 21 a 30 de outubro. A abertura das atividades programadas iniciou oficialmente na última sexta-feira, com a Eco Trilha realizada pelo Coletivo Lixo Zero POA e os sócios-fundadores do Green Thinking Project na unidade da sustentaPET, localizada na Zona Sul de Porto Alegre. Lá eles conheceram detalhes do primeiro centro de coleta e processamento de resíduos pós-consumo da Coca-Cola FEMSA na Região Sul, que fomenta a economia circular e fortalece a cadeia de reciclagem do plástico PET no Rio Grande do Sul.

Com o tema “Coletivo & Comunidade”, a semana conta com uma extensa programação com mais de 30 ações que promovem a mobilização da sociedade abordando questões relacionadas ao consumo e os resíduos provenientes dele. O objetivo principal das iniciativas é empoderar a sociedade para mudar sua relação com os recursos naturais, além de difundir o conceito Lixo Zero, mobilizar pessoas, negócios e comunidades sobre as boas práticas relacionadas à causa. A programação completa de atividades pode ser conferida no site: https://www.coletivolixozerors.com/porto-alegre.

Salla Pitkälä, intercambista finlandesa que trabalha no Instituto Lixo Zero Brasil, está animada com a oportunidade de participar da Semana Lixo Zero organizada em Porto Alegre. ”O que mais me impressionou é a atitude positiva das pessoas aqui. Obviamente, há muito trabalho a ser feito para alcançar uma sociedade Lixo Zero. Estou muito feliz por ter conhecido tantas pessoas que não desanimam com esse fato, mas optam por fazer a sua parte. Essa iniciativa da Coca-Cola FEMSA que conheci hoje é uma ação concreta de responsabilidade para promover mudanças sustentáveis nos negócios e nas vidas das pessoas”, destaca. Ela participa de um programa de estágio organizado em colaboração com a Agência Nacional Finlandesa de Educação para facilitar o intercâmbio internacional de conhecimentos e ideias.

O projeto sustentaPET está alinhado, especialmente, ao objetivo 12 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU no que tange a meta 12.5 do Brasil, que consiste em, até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da Economia Circular e suas ações de prevenção, redução, reciclagem e reuso de resíduos. Conforme John Wurdig, Engenheiro Ambiental e especialista em ESG e negócios de impacto socioambientais, “é importante destacar que com a coleta e o encaminhamento correto do PET realizado pelo projeto, a empresa está atendendo o indicador 12.5.1 desta meta, ampliando a taxa de reciclagem em toneladas de material reciclado. O fato de desviar os resíduos PET pós-consumo dos aterros sanitários se alinha ao conceito Lixo Zero, onde busca-se a conscientização da população para o correta separação dos resíduos sólidos domiciliares separando estes em: recicláveis, orgânicos e rejeito”, destaca Wurdig.

A sustentaPET é uma iniciativa da Coca-Cola FEMSA Brasil, desenvolvida em parceria com a Coca-Cola Brasil, e está alinhada ao compromisso das companhias “Um mundo sem resíduos”, em que as empresas se comprometem em reciclar o equivalente a 100% das embalagens que colocam no mercado até o ano de 2030.

Fonte: Martha Becker Connections

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.