Sesc se mobiliza em todo país em prol das vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul
O Sesc, instituição social que faz parte do Sistema Comércio, está realizando uma série de ações em prol da população do Rio Grande do Sul e vai destinar R$ 1,6 milhão em auxílio às vítimas das chuvas no estado. Desse montante, R$ 600 mil são referentes a doação da empresa Montebravo ao Sesc Mesa Brasil. A empresa é uma das parceiras recorrentes do programa de combate à fome e desperdício de alimentos. Além disso, a entidade está mobilizada em todo o país para arrecadação de recursos, como forma de adquirir produtos que atendam às necessidades imediatas dos desabrigados. As doações em dinheiro podem ser feitas via PIX para mesabrasil@sesc-rs.com.br ou depósito/transferência para o Banco do Brasil, agência 3418-5, conta corrente 6461-0, CNPJ 03.575.238-0001/33, em nome de Sesc Mesa Brasil 2020.
“Vivemos um momento difícil e é preciso lidar com essa realidade de forma eficaz. A doação em dinheiro permite flexibilidade para aquisição de produtos que sejam de necessidade imediata. Estamos trabalhando em apoio às autoridades locais no intuito de sermos assertivos em nossas ações, com vistas a minimizar o sofrimento de tantas famílias que se encontram desabrigadas”, disse o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
O Sesc Mesa Brasil usa sua expertise de atuação em situações de emergência para contribuir com as autoridades locais. O programa mobiliza as empresas parceiras, colaboradores e voluntários, em todo país, em uma grande rede de solidariedade. No Rio Grande do Sul, além do trabalho de distribuição de alimentos, água e demais produtos necessários aos desabrigados, o Sesc também montou postos de coletas de doação em várias unidades e abriu espaços para o acolhimento das famílias necessitadas. O Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre, está com mais de 300 pessoas abrigadas no ginásio poliesportivo. Além da alimentação, elas recebem atendimento médico e psicológico e o carinho dos voluntários, podendo inclusive ficar junto com seus pets. No Sesc Camaquã, na região centro-sul do estado, o teatro foi transformado em espaço de acolhimento, com capacidade para 20 leitos. A Unidade de Canoas vem recebendo como espaço de apoio, mais de 2mil pessoas por dia, oferecendo refeições, lanches, banho, espaço para descanso numa corrente de solidariedade e colaboração.
Em todo o estado, pelo menos cinco unidades foram afetadas e estão fechadas para atendimentos: 4º Distrito, Centro Histórico e Anchieta, em Porto Alegre, Cachoeirinha, na Região Metropolitana e Lajeado. Os serviços como atendimento da Escola de Educação Infantil (Sesquinho) estão sendo priorizados para que as famílias sigam conseguindo trabalhar e atuar neste momento de crise.
Fonte: CDN – Imprensa Sesc