Sessão Accirs apresenta “Central – O Filme” dos diretores Tatiana Sager e Renato Dornelles

A ACCIRS – Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul apresenta mais uma SESSÃO ACCIRS, desta vez com o documentário “Central – o Filme”, dos diretores Tatiana Sager e Renato Dornelles. A exibição será na próxima terça-feira, dia 29 de julho, às 19h30min, na Cinemateca Paulo Amorim (térreo da CCMQ – r. dos Andradas, 736), com entrada franca.
Baseado no livro “Falange Gaúcha”, do jornalista Renato Dornelles, “Central – o Filme” mostra a realidade do Presídio Central de Porto Alegre, que já foi considerado o pior cárcere do Brasil. A partir de depoimentos de policiais, representantes do judiciário, de presos e seus familiares, o documentário traz relatos sobre as galerias superlotadas, o controle das facções (inclusive financeiro) e as decisões governamentais para evitar tragédias. Há dois anos, o presídio foi desocupado para uma ampla reforma e agora se chama Cadeia Pública de Porto Alegre.
A Sessão Accirs tem como foco os filmes reunidos no livro “50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho”, publicado em 2022. A exibição será seguida de uma conversa com os diretores e também com a jornalista e crítica Adriana Androvandi, que assina o texto publicado no livro sobre “Central – o Filme”.

SOBRE O LIVRO – “50 Olhares da Crítica sobre o Cinema Gaúcho” reúne artigos, escritos por 50 críticos, e que se propõe a refletir sobre a filmografia do RS entre as décadas de 1950 e 2020. Os textos, acompanhados de fotos de cada filme, contemplam abordagens jornalísticas, ensaísticas e memorialísticas, promovendo encontros geracionais dos autores com os filmes em questão. Organizado pelos críticos Daniel Feix, Fatimarlei Lunardelli, Ivonete Pinto, Mônica Kanitz e Rafael Valles, o livro foi realizado em parceria com a Opinião Produtora e com recursos do Pró-Cultura/Governo do Estado do RS.
SERVIÇO
O que: Sessão Accirs, com a exibição de “Central – o Filme”
Quando: Dia 29 de julho, às 19h30min
Onde: Cinemateca Paulo Amorim (r. dos Andradas, 736)
Entrada franca
O livro estará à venda no local por R$ 25,00
Fonte: Curadoria da Cinemateca Paulo Amorim
@cinematecapauloamorim