Suco de Uva Orgânico recebe Medalha de Ouro em Seleção Nacional
O mercado de suco de uva no Brasil está passando por um momento de grande crescimento e reconhecimento internacional. Este cenário positivo foi confirmado pela última edição da Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos de Garibaldi, promovida pela Associação dos Vinicultores de Garibaldi (AVIGA). O evento, realizado anualmente, registrou um recorde de amostras premiadas com o certificado Gran Ouro, evidenciando a excelência dos produtos locais e o Suco Uva Tinto Integral Orgânico, da empresa Organovita, foi o premiado com a medalha de ouro, sendo o melhor pontudo na categoria.
De acordo com Giovani Postingher, gerente comercial da Organovita, a crescente demanda por bebidas orgânicas e saudáveis é uma tendência que vem ganhando força entre os consumidores brasileiros e internacionais. “Receber esse prêmio pelo segundo ano consecutivo e completamos três medalhas de ouro avaliza a nossa certeza de que o mercado aprova e espera um produto com tanta qualidade como o nosso, uma bebida de qualidade superior, produzida com respeito ao meio ambiente e prezando por manter os benefícios a saúde que contém na fruta“, destaca.
Este ano, o concurso apresentou um total de 57 amostras premiadas, sendo três delas com o cobiçado certificado Gran Ouro (92 pontos ou mais) — a maior quantidade desde que a nova categorização foi implantada, em 2022. Ao todo, 15 vinícolas participaram da seleção, que destacou a qualidade e inovação na produção de vinhos, espumantes e, especialmente, sucos de uva.
O Brasil é o quinto maior produtor de uvas no mundo e o Rio Grande do Sul representa cerca de 90% da produção nacional de suco de uva, com destaque para a produção orgânica. “A maior parte da nossa produção de suco de uva vai para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro e iniciamos também, um trabalho no mercado americano com o envio da nossa linha de sucos e também da linha de farinhas, onde possuímos escritório. Além disso possuímos certificação orgânica americana e europeia o que nos permite a comercialização com o termo orgânico no exterior, sendo uma das poucas empresas brasileiras a possuir esta certificação”, revela. “Sendo uma empresa gaúcha, nossa meta é crescer localmente com a presença nos supermercados para possibilitar ainda mais aos gaúchos o consumo do nosso suco“.
A produção da Organovita é predominantemente sazonal, com um pico durante a safra da uva, que ocorre entre os meses de janeiro e março, quando são produzidos de 250 a 300 mil litros de suco de uva, carro-chefe da marca. Um dos principais diferenciais do suco de uva é a variedade de uva utilizada, sendo a bordô a única uva que compõe o produto, conferindo para ele cor, sabor único e aroma característico da variedade, além dos nutrientes. “Outro diferencial importante é que em menos de 24h da colheita o suco já está na garrafa, sendo um processo de extração artesanal preservando o sabor, frescor e os nutrientes da fruta, o vácuo permite a sua conservação, desta forma não é necessário a utilização de conservantes artificiais”, conta a nutricionista Bruna Postingher. “Tudo isso se torna perceptível no sabor e qualidade de nossos sucos e a Organovita leva o compromisso com a sustentabilidade para fora de seus rótulos, contando com uma planta fabril, com aproximadamente 5 mil m², totalmente construída com materiais reaproveitados, além de sistema de reaproveitamento da água da chuva e placas solares para geração de energia”.
Fonte: Tatiana Roesler – Assessoria de Imprensa