TEAprochega na Estrada: inclusão e música na segunda edição do projeto

 O projeto social de musicoterapia para autistas da banda 50 Tons de Pretas, nasceu há 7 anos com o nome UMA SINFONIA DIFERENTE RS, e em sua nova fase, desde 2024, busca evidenciar as potencialidades das pessoas com autismo, promovendo um espetáculo que une qualidade estética e inclusão. O elenco conta com crianças e jovens autistas, acompanhados por uma banda composta por oito músicos profissionais e por convidados locais.

Mais do que um show musical, TEAprochega é um espaço de sensibilização e aprendizado. Durante as apresentações, intervenções informativas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ajudarão o público a compreender melhor o universo autista, destacando aspectos importantes como comunicação, hipersensibilidade sensorial e formas de interação.

O espetáculo será acessível para crianças autistas e não autistas, com controle de volume de som, duração ajustada e adaptação de estímulos visuais. Além disso, haverá tradutores de Libras e audiodescrição, garantindo que todos possam desfrutar da experiência ao máximo.

A trilha sonora do projeto é um capítulo à parte. As canções são autorais, algumas inéditas, compostas pela musicoterapeuta Graziela Pires, com arranjos da cantora e multi-instrumentista Dejeane Arruée. Ambas integram a banda 50 Tons de Pretas, que tem um papel essencial na construção musical e na direção artística do espetáculo. O repertório inclui músicas de edições anteriores do TEAprochega, como O Trem do Sinfonia (2019), Felicidade (2020), Borboleta, Voa (2021), Alegria (2022), (2023) e La Vida (2024), todas repletas de lirismo e ritmo envolvente.

O projeto, que já teve uma bem-sucedida primeira edição em Novo Hamburgo, Porto Alegre e São Leopoldo, expande agora seu alcance para novas cidades. O objetivo é tornar os jovens autistas protagonistas de um espetáculo que inspira, emociona e promove reflexão.

Os espetáculos serão gratuitos e acontecem dentro das APAE participantes do projeto TEAcolhe. Além disso, algumas das canções apresentadas serão registradas em estúdio, ampliando o alcance do projeto e possibilitando que mais famílias, educadores e profissionais da área tenham acesso ao repertório.

PROGRAMAÇÃO
16/08 – Alvorada -17h – Ginásio Municipal
26/08 – Montenegro – 19h30 Teatro Municipal Roberto Atayde Cordona
28/08 – Osório – 16h – Apae de Osorio
27/09 – Ivoti – 15h – Núcleo de Casas Enxaimel
04/10 – Feliz – 15h – Centro Cultural de Feliz
Para acompanhar mais sobre o TEAprochega, e se inscrever no Projeto, siga no Instagram: @teaprochega.

 EQUIPE TÉCNICA
Coordenação da Musicoterapeuta e Mestranda: Graziela Pires; Dejeane Arruée, Direção musical; Coordenadora do Grupo de Pesquisa, Doutora Musicoterapeuta e Psicóloga:  Marylea Vargas; Coordenadora do grupo de pais, Mestre e Psicóloga: Mara Ritter; No apoio técnico: Jaqueline Zuccari – fonoaudióloga com especialização em ABA, Marliese Godoflite fonoaudióloga e psicopedagoga, Andreia Steinment – musicoterapeuta, Paulo Gambum – Musicoterapeuta, Patricia Scossi, jornalista e pós graduanda em musicoterapia, Cristiane – Musicoterapeuta, Leonardo da Silva – licenciado em dança, Anna Claáudia Oliveira Santos – nutricionista com especialização em ABA, Selenir Kronbauer – mestre em teologia, Musicoterapeuta Jesus Alberto Herrera e Musicoterapeuta e Psicóloga Chiara Herrera. 

 Sobre o TEAPROCHEGA
O TEAprochega: Grupo artístico formado por crianças e jovens com autismo tem por missão: Promover um espaço de desenvolvimento de habilidades sociais e de expressão artística para crianças e jovens com TEA (Transtorno do Espectro   Autista), através da musicoterapia, com a finalidade de torná-los protagonistas nos espaços culturais.  Como Visão: Ser referência no trabalho de desenvolvimento de habilidades sociais e artísticas para crianças e jovens com TEA (Transtorno do Espectro Autista), oportunizando o acolhimento das famílias, formação continuada para a comunidade e inclusão social e cultural das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Destaca como Valores:Inclusão: Acreditamos que todo/as tem potenciais a serem desenvolvidos e merecem ser acolhidos nas suas diferenças para que se sintam pertencentes; Acessibilidade: Promovemos um ambiente que possa garantir a participação de pessoas com TEA em igualdade e equidade. Diversidade: Acolhemos e incentivamos a expressão individual de cada um, valorizando a sua forma única de ser e estar no mundo. Coletivo: Incentivamos as práticas musicais em grupo, estimulando a formação de um coletivo pautado no respeito, empatia, colaboração e circularidade.

O projeto (conhecido anteriormente como UMA SINFONIA DIFERENTE RS) segue em sua nova fase, com a coordenação das artistas da 50 Tons de Pretas.

A circulação do projeto faz parte do edital PNAB Política Nacional  Aldir Blanc de Fomento a cultura

Realização @minc
Financiamento Pró-cultura @sedac_rs

Fonte: C² Comunica
Projeto Social da 50 Tons de Pretas. Grazi Pires e Dejeane Arruée. Foto: Ricardo Lage

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.