Troco Amigo ajuda a reduzir fila de espera do SUS para cirurgia de Endometriose no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas

A Alma Mater, instituição sem fins lucrativos que atua com projetos sociais no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), auxiliará no atendimento a mulheres que estão na fila de espera para realização de cirurgia de endometriose pelo SUS no Hospital. Através do repasse de valores repassados pelo programa Troco Amigo, da Panvel Farmácias, a instituição pôde fazer a compra dos materiais cirúrgicos necessários para os procedimentos. 

Ao longo de 2025, 12 cirurgias para reversão de quadros graves de endometriose foram realizados no HMIPV, contudo, 11 mulheres ainda aguardam na fila de atendimento. A condição, que atinge cerca de 2% a 10% das mulheres em idade reprodutiva, não tem cura definitiva, mas existem algumas soluções para controle dos sintomas, como a cirurgia.

A Endometriose é uma doença em que um tecido parecido com o que reveste o interior do útero cresce fora do órgão, causando inflamação e dor” informa Laura Bonafé, residente de Endoscopia Ginecológica no HMIPV. Isso pode gerar cólicas, dor na relação sexual, alterações intestinais/urinárias e dificuldade para engravidar. “Quando os remédios não resolvem, existe a opção de realizar a cirurgia por videolaparoscopia, com o objetivo de remover os focos de endometriose. Isso ajuda a reduzir a dor, melhorar a qualidade de vida e, em alguns casos, a fertilidade”, completa a médica.

A realização do procedimento cirúrgico requer a utilização de uma série de instrumentos que são de uso único, como pinça de energia ultrassônica, grampeador intestinal circular, entre outros. A impossibilidade de reutilização desses materiais tem impacto direto na quantidade de cirurgias que o HMIPV consegue oferecer. 

Com a parceria do Troco Amigo Panvel, a Alma Mater conseguiu fazer a compra desses instrumentos, além de outros materiais permanentes para o Hospital“, informa Fernanda Etchepare, Presidente do Conselho de Administração da Alma Mater. “Cada instrumento comprado e cada cirurgia realizada é um passo na garantia de que essas pacientes sejam tratadas com a dignidade e a atenção que merecem, diminuindo sua dor e oferecendo um futuro com mais conforto”, completa Fernanda.

Materiais adquiridos pela Alma Mater

  • Pinça de energia ultrassônica 
  • ⁠Grampeador intestinal circular 
  • ⁠Grampeador intestinal linear endoscópico 
  • ⁠Cargas para os grampeadores lineares 
  • ⁠INDOCIANINA 
  • ⁠Trocarte de 12 mm

Fonte: Moglia Comunicação
Troco Amigo ajuda a reduzir fila de espera do SUS para cirurgia de Endometriose no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.