Turnê internacional Notas Tropicais tem largada no Café da Catedral em Porto Alegre
O jardim do Salão Nobre da Catedral Metropolitana de Porto Alegre foi palco, na última segunda-feira (17), para o lançamento oficial da turnê Notas Tropicais. O projeto, que une cinco músicos gaúchos, foi contemplado em 1º lugar no Edital Programa de Intercâmbio Cultural do Ministério da Cultura (MinC), garantindo apoio integral do governo federal para sua realização na Alemanha.
O Grupo Guarany, composto por Ana Carolina Bueno (flautista transversal), Maestro Lucas Eduardo Grave (pianista e Diretor Musical), Diego Ramires da Silva Leite (trombonista), Juliana Torres Correia dos Reis (clarinetista) e Isac Costa Soares (trompetista), encantou o público presente com uma breve apresentação. A cerimônia também contou com a presença do cônsul alemão Marc Bogdahn, que enfatizou a importância da iniciativa para o intercâmbio cultural entre os dois países, além dos proprietários do Café, Letícia Hüff e Rogério Prigol.
A Alemanha foi o país escolhido para a estreia do Grupo Guarany, que se apresentará em quatro cidades entre os dias 18 e 25 de março de 2025. Com uma “carta convite” especial, os artistas vão integrar a programação cultural das cidades de Boppard (20/03), Rheinböllen (21/03), Kirchberg (22/03) e Emmelshausen (23/03), levando a riqueza da música brasileira aos palcos europeus.
O objetivo do projeto Notas Tropicais é promover a arte e a cultura do Rio Grande do Sul e do Brasil em um cenário internacional, ressaltando a diversidade e o talento da música brasileira. A turnê marca um importante passo na valorização dos artistas locais e na ampliação do diálogo entre culturas.
Ao retornarem ao Brasil, os músicos vão celebrar o sucesso da turnê com uma apresentação especial no Café do Salão Nobre da Catedral Metropolitana de Porto Alegre, no dia 12 de abril. O evento promete emocionar o público local ao compartilhar a experiência vivida no exterior e reafirmar a vocação do Grupo Guarany como embaixador da música brasileira no mundo.
Fonte: Tati Feldens – Assessoria de Imprensa
