Últimos dias de Comida di Buteco no RS

Petiscar e votar. Essa é a deliciosa missão dos gaúchos até dia 04 de maio, quando encerra o concurso Comida di Buteco em Porto Alegre e Canoas. A 10ª edição da competição nacional que elege o melhor buteco do Brasil começou dia 11 de abril e está movimentando os bares, quase um ano depois da tragédia das enchentes no RS.
Com o tema “Paixão pelo buteco”, o concurso envolve 24 bares, com petiscos a R$ 35,00 e valoriza as famílias que dependem do buteco como sustento. O concurso está servindo de impulso ao setor de alimentação fora do lar, atingindo com as enchentes de maio de 2024.
Como funciona a competição
Como se trata de um concurso e não um festival, o Comida di Buteco depende do voto popular e de uma comitiva de jurados que, juntos, elegem o melhor buteco da cidade. Público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

A cada edição 20% da base de butecos participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada. No caso do Rio Grande do Sul, a organização não rebaixou nenhum dos participantes de 2024, como forma de incentivar a retomada dos bares após a tragédia das enchentes de maio.
Em 2025 o tema nacional são os 25 anos do concurso. Resgate, inovação, pesquisa, motivação e gratidão foram os ingredientes para os participantes que criaram cada um dos petiscos da edição 2025 do Comida di Buteco. Serão quase 1.200 receitas em todo o Brasil de norte a sul. Os participantes podem ser conhecidos, bem como seus horários de funcionamento e endereços no site oficial www.comidadibuteco.com.br.
História e dinâmica do concurso
Desde 2016, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: após eleitos os vencedores de cada circuito, outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para ser votado, então, o MELHOR BUTECO DO BRASIL. E em julho, numa festa realizada em São Paulo, e revelado o CAMPEÃO NACIONAL.
O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, na extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar butecos familiares e a cozinha raiz.
Impacto do concurso em 25 anos
- Cerca de 10 MILHÕES DE VOTOS!
- + de 4.810 milhões de pessoas que visitaram e foram impactadas diretamente nos butecos participantes
- + R$ 2,5 BILHÕES de impacto na cadeia produtiva do ecossistema COMIDA DI BUTECO
- Mais de 10 mil butecos participantes
- 150 mil turistas presentes nos circuitos
- + de 13 mil empregos gerados
Crédito: Israh Ramos
Fonte: Repaginada