Home Jornal da Capital É Notícia Uruguai convida Rio Grande do Sul para uma viagem por sua gastronomia

Uruguai convida Rio Grande do Sul para uma viagem por sua gastronomia

493
0

Uruguai continua com o ciclo de desafios gastronômicos aos chefs brasileiros. A próxima receita a ser reproduzida será o alfajor no dia 22 de julho, quarta-feira, às 19h.  Uma das receitas mais típicos do vizinho ganhará forma pelas mãos do chef brasileiro Ricardo Daudt, nascido em São Leopoldo (RS) e atualmente morador da capital paulista, foi o vencedor da 4ª temporada do programa de confeitaria BAKE Off, transmitido pelo SBT em 2018,  que aceitou o desafio proposto por Lucas Fuente, diretor gastronômico do espaço de cozinha participativa – La Obrería, em Montevidéu.

O alfajor é de origem árabe e foi adotado no Rio da Prata e melhorado com doces originais da região como o doce de leite. É muito provável que tenha chegado da Espanha pela mão de imigrantes andaluzes. Com a chegada dos espanhóis à América, este produto foi introduzido na região, especialmente pelas comunidades religiosas que foram estabelecidas para a missão e evangelização.

Nas Províncias Unidas do Rio da Prata foi introduzido em meados do século XIX, sendo um de seus pioneiros o francês Augusto Chammás, que chegou a essas margens em 1840, e em 1869 fundou uma pequena indústria familiar dedicada à confeitaria, entre elas o alfajor. A inovação introduzida por Augusto consistiu em fazer o alfajor na forma redonda.

No Uruguai, a indústria do alfajor está centralizada nos departamentos de Lavalleja, Maldonado e Montevidéu.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here