Home Jornal da Capital É Notícia Vencedores do Prêmio ABS-RS e Melhor Sommelier do RS serão revelados, no...

Vencedores do Prêmio ABS-RS e Melhor Sommelier do RS serão revelados, no Wine Summit Pocket

465
0

“Hoje em dia o sommelier tem múltiplas funções dentro de um negócio, desde o trabalho como wine manager, administrador de capital (estoques) a vendedor de vinhos em si. Mas a função mais importante para esse profissional continua sendo o elo entre o produtor e o consumidor final”. A declaração do italiano Danio Braga, fundador e atual presidente nacional da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), antecipa o tema que o Wine Summit Pocket colocará em evidência neste sábado (4), durante bate-papo promovido pela seccional gaúcha da entidade.

O evento ocorre das 17h às 19h, concomitante com a revelação e entrega dos troféus da primeira edição do concurso Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul 2021, além dos oito destaques gaúchos do Prêmio ABS-RS 2020 e 2021, eleitos pelo voto popular. A diretoria e o conselho da entidade também anunciarão o embaixador ou embaixadora da ABS-RS indicado, de forma exclusiva, por eles. Diretamente de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a cerimônia terá transmissão ao vivo pelo canal da ABS-RS no YouTube.

Participam da mesa-redonda os reconhecidos sommeliers Danio Braga (presidente da ABS-Brasil), Vinícius de Miranda Santiago (diretor de Degustação da seccional gaúcha), Patrícia Binz (diretora de Marketing da ABS-RS) e Andreia Gentilini Milan (diretora das ABS-Brasil e ABS-RS). Com mediação da gestora da Wine South America, Jussara Konrad, os três convidados debaterão sobre a importância do sommelier nos negócios e como a profissão é estratégica para a rentabilidade de bares, restaurantes e no comércio de vinhos.

Sommelier, chef, enólogo, diretor de vinhos do Grupo Fasano e presidente da ABS-Brasil, Danio Braga será uma dos painelistas do Wine Summit Pocket
Crédito: Sergio Pagano

De acordo com o fundador e presidente da ABS-Brasil, Danio Braga, a atuação de um profissional qualificado dentro dos negócios ajuda a incrementar o faturamento, especialmente os voltados para a alimentação.

“Dentro dos restaurantes, principal negócio para atuação de um sommelier, o trabalho de um profissional do vinho acaba tendo um peso muito importante para o faturamento da casa. Em média, ele contribui de 25% a 30% no faturamento, demonstrando suma importância para a lucratividade do estabelecimento”, antecipa Braga, que também é sommelier, chef, enólogo e diretor de vinhos do Grupo Fasano.

O presidente da ABS-RS, Júlio César Kunz, reitera a importância da profissão e explica que, ao contrário do que muitos pensam, o sommelier não indica necessariamente vinhos mais caros. Segundo Kunz, muitas vezes, o profissional recomenda um vinho mais econômico, porém mais alinhado à experiência que o cliente procura.

“Justamente por indicar a bebida mais adequada é que vai ajudar, inclusive aqueles consumidores que pedem uma cerveja comum ou um refrigerante, a se sentirem mais seguros para escolher um vinho. Além disso, quem bebe um vinho num restaurante tem uma probabilidade muito maior de pedir uma sobremesa, um licor e um café para finalizar a refeição. E é exatamente por isso, por conta do bom serviço do vinho, que o tíquete médio dos consumidores em restaurantes também amplia, chegando até 40% de incremento”, complementa o presidente da ABS-RS, reforçando a participação estratégica do sommelier para o sucesso dos negócios.

1º Concurso Melhor Sommelier do RS já tem finalistas
Além do bate-papo do Wine Summit Pocket, um dos momentos mais aguardados do dia será o anúncio do vencedor do primeiro concurso Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul, promovido pela ABS-RS. Na manhã de sábado (4), os três finalistas, Deisi da Costa (Bento Gonçalves), Felipe Guarnieri de Lima (Bento Gonçalves) e Luiz Gustavo da Silva Buske (Canela), disputam o título, em uma prova prática.

No certame serão avaliados diversos pontos, como a identificação de determinadas bebidas servidas às cegas, erros em uma carta, além dos candidatos apresentarem o serviço formal do vinho. A transmissão da prova será ao vivo, das 9h às 12h, também pelo canal da ABS-RS no YouTube, e o resultado será anunciado durante o Wine Summit Pocket, entre 17h e 19h.

Elencam a banca avaliadora os jurados Alexandra Aranovich (publicitária e sommelière formada pela ABS-RS), André Gasperin (presidente da Associação Brasileira de Enologia – ABE), Babiana Mugnol (jornalista e sommelière formada pela ABS-RS), Claudia Oliveira (vice-presidente da ABS-DF), Danio Braga (presidente da ABS-Brasil), José Luiz Borges (presidente da ABS-SP) e Rossela Ceni (presidente da ABS-SC) e Vinícius de Miranda Santiago (diretor de Degustação da ABS-RS). Ainda integrarão o grupo outros diretores da seccional gaúcha da entidade.

Além do título de Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul, o vencedor terá a oportunidade de ser preparado pela ABS-RS para participar do Concurso de Melhor Sommelier do Brasil, que ocorre no próximo ano, e ganhará as passagens e a hospedagem para a competição nacional. No total, os prêmios para o campeão alcançam um valor equivalente a mais de R$ 10 mil. Além disso, os três classificados para a final também serão presenteados com ingressos e hospedagem para a Wine South America 2022, em Bento Gonçalves.

SERVIÇO
Wine Summit Pocket
Quando: 4 de novembro de 2021 (sábado), das 17h às 19h
Onde:
transmissão ao vivo pelo canal da ABS-RS no YouTube
Programação: bate-papo com Danio Braga, Vinícius de Miranda Santiago, Patrícia Binz e Andreia Gentilini Milan sobre a importância do sommelier na rentabilidade de bares, restaurantes e no comércio de vinhos; Entrega dos troféus do Concurso Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul e do Prêmio ABS-RS 2020 e 2021

Especialistas convidados
Danio Braga: sommelier, chef e enólogo de origem italiana. É diretor de vinhos do Grupo Fasano e fundador e atual presidente da ABS-Brasil.
Vinícius de Miranda Santiago: sommelier com extensa experiência internacional entre formação e atuação profissional. É sommelier da Evino e atual diretor de Degustação da ABS-RS.
Patrícia Binz: sommelière e mestre em turismo e hospitalidade. Atua em hotéis e restaurantes e é diretora de Marketing da ABS-RS
Andreia Gentilini Milan: sommelière com mais de 15 anos de atuação no setor vitivinícola brasileiro. É consultora em gestão da categoria vinhos, co-fundadora da Amitié Espumantes e Vinhos e membro da diretoria da ABS-Brasil e ABS-RS
Júri convidado para a final da prova do Concurso Melhor Sommelier do RS: Alexandra Aranovich (publicitária e sommelière formada pela ABS-RS), André Gasperin (presidente da Associação Brasileira de Enologia – ABE), Babiana Mugnol (jornalista e sommelière formada pela ABS-RS), Claudia Oliveira (vice-presidente da ABS-DF), Danio Braga (presidente da ABS-Brasil), José Luiz Borges (presidente da ABS-SP) e Rossela Ceni (presidente da ABS-SC) e Vinícius de Miranda Santiago (diretor de Degustação da ABS-RS)
Áreas de destaque do Prêmio-ABS: categorias Carta de Vinhos, Vinícola, Serviço de Vinho em Restaurante, Winebar, Melhor Experiência em Enoturismo, Personalidade do Vinho, Loja de Vinho e Paisagem Vitícola
Fonte: MCom Comunicação – @mcomcomunicacao

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.