VIAVIDA relança livro de crônicas sobre doação de órgãos
A VIAVIDA Pró-Doações e Transplantes, associação sem fins lucrativos com 25 anos dedicados à promoção da doação de órgãos e tecidos, lança no dia 4 de dezembro a segunda edição do livro “Crônicas da Vida”, em parceria com a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS). O evento será realizado às 18h, na sede da VIAVIDA (Av. Taquara, 579 – Porto Alegre), e contará com um bate-papo sobre o processo de criação da obra, além de sessão de autógrafos com alguns dos coautores.
A obra reúne textos sobre a doação de órgãos escritos por médicos, cronistas, magistrados, formadores de opinião, voluntários e familiares de transplantados, oferecendo múltiplas perspectivas sobre o impacto desse gesto. Entre os autores estão o médico J. J. Camargo, os cronistas Martha Medeiros e Juremir Machado da Silva, e a transplantada de pulmão e bicampeã mundial de atletismo Liège Gautério. O livro também traz crônicas da fundadora e ex-presidente da VIAVIDA, Maria Lúcia Elbern.
“O livro é um guia artístico, poético e emotivo de como o transplante e o ato da doação de órgãos salvam vidas, famílias e comunidades inteiras. Cada crônica traz pontos de vista diferentes sobre o tem, com sensibilidade e profundidade sobre esse gesto de solidariedade, inspirando e estimulando o ato”, afirma Clarisa Garcez, presidente da VIAVIDA.
O presidente da AJURIS, Cristiano Vilhalba Flores, considera de extrema importância a participação da associação nesse projeto. “Para a AJURIS é uma honra poder ser parceira dessa jornada da VIAVIDA que será narrada em forma de histórias. Esses registros do presente são importantes para inspirar as gerações futuras a seguir nesse nobre trabalho de solidariedade e amor”, complementa.
A primeira edição de “Crônicas da Vida” foi publicada em março de 2020, no início da pandemia de Covid-19, o que limitou sua circulação. Agora, o livro ganha novo lançamento em dezembro de 2025 e estará disponível sob encomenda pelo telefone (51) 99602-7844 ou pelo Instagram da instituição, @viavidapro.
Fonte: Martha Becker Connections
