Wagner Menezes estreia performance sonora “desvio” na Casa de Cultura Mario Quintana

Transitando entre sonoridades digitais e analógicas, Wagner Menezes mistura música, arte sonora, visualidades e tecnologias na performance sonora “desvio” dia 9 de outubro, às 20h na Sala Carlos Carvalho, na Casa de Cultura Mário Quintana. Como uma recusa a caminhos pré-determinados, a performance se apresenta como um desvio que coloca a imaginação e a experimentação no centro de um processo que cria e especula possibilidades reais para corpos negros existirem.

Circulando em universos e paisagens sonoras numa conversa ancestral tecnológica inspirada na figura de Exu e suas diversas características, Wagner toma como fonte as encruzilhadas e suas complexidades para manipular em cena diferentes objetos sonoros, como guitarras, vozes, sintetizadores, pedais de efeito, loop e instrumentos virtuais, convidando o público a habitar este espaço afrofuturista, um espaço de presenças e ausências.

O espetáculo se apresenta como uma sequência performática do álbum “Espaço de Ausências” (2020), primeiro trabalho solo de Wagner. Com sonoridades que trilham caminhos de mudanças processuais, procura refletir sobre memória, a passagem do tempo, a ancestralidade, a liberdade, os lugares de fortalecimento e cura, assim como os esquecimentos que a memória e o tempo trazem e que lutamos para mantê-los vivos.

Residência Garganta – Wagner Menezes por @brunodosangelos

Wagner Menezes é músico, compositor, produtor musical, técnico de som e bacharel em Música pela UFRGS. Seus trabalhos transitam entre sonoridades digitais e analógicas para a criação de paisagens sonoras em caráter experimental e afrofuturista. Lançou o álbum solo Espaços de Ausências (2020), além de criações em parceria. Em 2023, estreou a performance sonora e imersiva água-viva, selecionada para o Festival Internacional de Arte Sonora monteaudio20-imaginación (Montevidéu-UY) e a performance Encruzilhada (Centro Cultural/UFRGS). Em 2024 foi residente na Residência Artística Garganta e guitarrista no Circuito Evoé (PoAemCena). Criou e operou a trilha sonora do espetáculo Corpocidade, indicado ao Prêmio Quero-quero de Artes Cênicas na categoria Destaque em Trilha Sonora Original. Em 2025 criou a trilha sonora do espetáculo performático e sonoro Igba Awo, de Nina Fola e Thiago Pirajira.

DESVIO
Dia 09 de outubro, às 20h
Sala Carlos Carvalho – Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas 736, Centro)

Ingressos
R$ 50 inteira, R$ 25 meia entrada, no sympla
https://www.sympla.com.br/evento/wagner-menezes-desvio-performance-sonora/3146399

Fonte: Bebê Baumgarten Comunicação
Wagner Menezes@diogovazzz

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.