Nada mais adequado para um bar inspirado no bairro de Williamsburg, em Nova York, do que ser um pólo de arte e cultura. Essa sempre foi a essência do Wills Bar, que desde a inauguração de sua segunda operação no Cais Embarcadero se consolidou como uma das principais referências de entretenimento e arte em Porto Alegre. Tanto é que desde o  dia 5 de outubro, em parceria com Jotapê, da Pax Art, o Wills promove o lançamento de uma intervenção artística em Porto Alegre.

O primeiro passo é a instalação de duas esculturas de sprays gigantes nas operações do bar, tanto na Av. Nova York (52) quanto no Embarcadero (Av. Mauá, 1050), que ficarão à disposição para o público fotografar e interagir com elas.

Segundo Artur Venzon, um dos sócios do Wills, a ideia de trazer em uma escala gigante latas de sprays — que contam com 3 metros — geralmente utilizadas para pintura de murais e grafite está conectada com a principal inspiração do bar: o bairro de Williamsburg. “Quando falamos sobre essa manifestação artística, são as latas que fazem a mágica acontecer, Por isso, de certa forma, é uma homenagem àqueles que começaram esse movimento, ainda nos anos 1980, em Nova Iorque. É um resgate da história e uma iniciativa independente que contará com a ajuda de diversos parceiros, sendo o Wills o primeiro a apostar nesta iniciativa de intervenção urbana”, explica.

Wills Bar – Internvenção artística – Divulgação

Idealizado pelo artista Jotapê Pax e com co-criação do estúdio de arquitetura Unidade Criação, as peças foram customizadas e serão expostas ao ar livre e dentro do bar. Esse é apenas o primeiro passo da iniciativa, que contará com parceria de outras empresas e colaboradores. A ideia é espalhar essa intervenção em outros locais, a princípio, de Porto Alegre, mas também assumir uma postura itinerante futuramente.

“Nossa ideia inicial é fazer mais oito peças como estas até o final de 2022 totalizando 10 sprays gigantes em exposição”, conta Venzon.

Parceiro nesse projeto, a Pax Arte, segundo Jotapê, é uma escola mão na massa com o coração no urbano. Uma versão de troca de conhecimento, prática e intensiva, que abrange técnicas de pintura, graffiti, murais, posters, colagens, criação e desenvolvimento de idéias autorais, entre tantos ativismos. Além disso, atuam como facilitadores no desenvolvimento e produção artística customizada para marcas. No final, é um espaço de aprendizagem vivencial. Um novo conceito de experiência coletiva.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.