Workshop para impacto social no Morro da Cruz
Pensar sobre os problemas da comunidade, identificá-los e propor uma solução são os objetivos da Caravana DUXtec. A segunda edição vai levar o workshop “Construindo negócios de impacto social para Desafios da comunidade Morro da Cruz” aos potenciais empreendedores da região no sábado, 5 de agosto.
Por meio de dinâmicas, os participantes irão trabalhar em equipe para criar soluções inovadoras e viáveis, além de votar e desenvolver as ideias mais promissoras. Mobilidade, negócios locais, alimentação saudável e inclusiva, comunicação e informação estão entre as temáticas debatidas. Uma prática comum é ter como ponto de partida um dos 17 ODS definidos (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) pela ONU para 2030
“Começamos falando sobre os princípios e as características dos negócios de impacto social, destacando seu propósito além do lucro e o compromisso com a solução de problemas sociais e ambientais“, explica a coordenadora-geral da Fundação Gerações, Karine Ruy. É crucial desenvolver essas soluções de uma forma escalável e financeiramente sustentável por meio da oferta de produtos e serviços independentes de doações.
A Caravana é uma das três iniciativas selecionadas no primeiro edital da Coalizão pelo Impacto em Porto Alegre. O programa, desenvolvido pela FG, é composto por mais três etapas além do workshop: conexão com o ecossistema de inovação da Capital a partir de visitas guiadas; mentorias para os grupos de empreendedores lapidarem suas propostas; e seleção dos projetos/empreendedores para a próxima edição do DUXtec.
Esse programa configura uma rede de inovação social com o objetivo de fomentar negócios de impacto social periféricos implementado em parceria com o Tecnopuc. Os duxers – como são chamados os participantes do DUXtec – têm a oportunidade de avançar na trajetória de empreendedorismo de impacto social por meio do acesso a novos conhecimentos, networking e apoio para o lançamento de versões-teste (MVPs, sigla em inglês para Minimum Viable Product ou, em português, Produto Minimamente Viável) dos produtos/serviços, com investimento de capital-semente pela Fundação Gerações.
Paralelamente às Caravanas, um grupo de jovens que participou de uma formação ampliada do DUXtec em 2022 está recebendo apoio técnico e financeiro para desenvolver três negócios de impacto social. Na Jornada de Pré-Incubação, realizada com apoio do Instituto Helda Gerdau, estão sendo formatadas soluções para empregabilidade qualificada dos jovens, empreendedorismo feminino e marketing digital direcionado a negócios periféricos.
Mais informações e inscrições pelo e-mail coordenacao@fundacaogeracoe.org.br
Fonte: CORE – Comunicação & Relacionamento