Home Jornal da Capital Cultura Primeiro concerto da Ospa com seu Coro Sinfônico na Casa da Música

Primeiro concerto da Ospa com seu Coro Sinfônico na Casa da Música

1230
0

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e seu Coro Sinfônico apresentam uma das mais grandiosas obras de Johannes Brahms em concerto na sua Casa da Música. No dia 12 de maio, sábado, às 17h, os músicos interpretam o Réquiem alemão sob a batuta do maestro Manfredo Schmiedt, após quase 7 anos sem executá-lo. A exibição conta com as participações especiais da soprano belenense, radicada em Porto Alegre, Raquel Fortes, e do barítono uruguaio Alfonso Mujica.

Na ocasião, a Ospa presta homenagem à memória de Eva Sopher, falecida neste ano – uma grande incentivadora da cultura porto-alegrense e da orquestra.

Um dos ícones do Romantismo, Brahms (1833 – 1897) escreveu o “Réquiem alemão” entre 1865 e 1868. A estreia aconteceu na Catedral de Bremen. O compositor, que era luterano, reuniu textos da Bíblia da tradução alemã de Martinho Lutero, diferenciando-se de uma tradição musical de séculos ao não optar pelo uso de qualquer trecho em latim. “Brahms usa a tradução para que o povo possa compreender o verdadeiro significado de cada passagem bíblica”, conta o maestro.

Manfredo compartilha mais detalhes sobre a peça: “Encontramos como cerne desse réquiem a preocupação com o consolo aos que sofrem, a vitória da Vida eterna em relação à morte, e a graça de Deus”. O maestro comenta, ainda, que o Coro Sinfônico da Ospa está se preparando com numerosos ensaios para superar todos os desafios que essa obra impõe, “não somente para conseguir as nuances necessárias, mas também para alcançar a resistência física, pois os cantores entoam a música ininterruptamente por mais de 1 hora e 15 minutos”, afirma.

Concerto da Ospa | Série Pablo Komlós
Quando: 12 de maio, sábado
Horário: 17h
Local: Sala de Concertos da Casa da Música da Ospa
Av. Borges de Medeiros, 1501 – Centro Administrativo Fernando Ferrari

Alfonso Mujica   – Foto Natalia Quintan
Foto em destaque: Ospa Coro – Credito: Raquel Laks

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here