Últimos dias para se inscrever no Festival da Canção Francesa 2018
O Festival da Canção Francesa da Aliança Francesa de Porto Alegre chega a sua 11ª edição. As inscrições estão abertas até 29 de agosto de 2018. O concurso é gratuito e aberto a cantores amadores e profissionais, que falem ou não francês. Para participar, não é necessário falar francês, basta caprichar na interpretação e na pronúncia. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.afpoa.com.br. A etapa regional de Porto Alegre acontecerá no Salão de Atos da UFRGS no dia 20 de outubro. O vencedor ganhará uma viagem a Paris, quatro horas de gravação da canção vencedora no estúdio Audio Porto e um ano de curso de francês na Aliança Francesa, além da participação na final nacional, em novembro de 2018, em São Paulo.
Os candidatos poderão escolher qualquer título da música francesa, incluindo repertório francófono. O dossiê de inscrição deverá enviado por email para festival@afpoa.com.br até a data limite, 29 de agosto de 2018.
O Festival da Canção Francesa procura revelar novos talentos e divulgar as diversas facetas da canção francesa, valorizando a sua diversidade. Além da França, existem 56 países onde se fala francês.
O Festival
Criado em Porto Alegre em 2008, o evento tornou-se uma referência em música contemporânea francesa e adquiriu dimensão nacional. No último ano, a vencedora da etapa de Porto Alegre foi a cantora Melina Vaz. A artista interpretou a canção Dans ma rue, de Jacques Datin, interpretada por Édith Piaf e Zaz, entre outros músicos.
Em 2017, para comemorar os 10 anos de Festival, a Final Nacional também aconteceu na capital gaúcha. As vencedoras foram Kézia Borges (2º lugar na Final Regional do RS), Larissa França (RJ) e Melina Vaz.
Em sua etapa regional de Porto Alegre, o Festival da Canção Francesa é realizado pela Aliança Francesa de Porto Alegre, com o patrocínio da Timac Agro, o financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, coprodução do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS e apoio do Consulado Geral da França em São Paulo, Estúdio Musitek, Pubblicato, Audio Porto, Chandon e La Croissanterie.
Destaque: Melina Vaz – Crédito Fábio Alt