Cine Iberê exibe Caverna dos Sonhos Esquecidos
No primeiro domingo de setembro, dia 2, às 16h, o Cine Iberê exibe o documentário Caverna dos Sonhos Esquecidos, do cineasta alemão Werner Herzog. A sessão única e gratuita será comentada pelo artista, curador e professor Jailton Moreira. O programa de cinema integra as atividades paralelas às exposições Iberê Camargo: formas em movimento e Caixa Preta. A curadoria do Cine Iberê é de Marta Biavaschi.
Caverna dos Sonhos Esquecidos revela um dos mais inspiradores locais da Terra: a Caverna de Chauvet, no sul da França – um dos mais importantes sítios de arte pré-histórica do mundo –, reúne as mais antigas criações pictóricas da humanidade. Filmado em 3D, Herzog capta a beleza dos desenhos e o admirável interior da caverna, onde apenas poucos cientistas têm permissão para entrar. Descoberta apenas em 1994, Chauvet guarda centenas de pinturas rupestres intocadas que retratam 13 espécies diferentes, incluindo cavalos, bois, leões, ursos e rinocerontes, que remontam a mais de 30.000 anos.
O filme participou de vários festivais internacionais de cinema, entre eles: Toronto International Film Festival, Berlin International Film Festival, Hong Kong International Film Festival, Guadalajara International Film Festival, Festival,Buenos Aires International Film Festival e Taipei Film Festival.
SERVIÇO
Domingo, 2 de setembro – Caverna dos Sonhos Esquecidos, de Werner Herzog (1h30 min, 2010, França/Canadá/EUA/Reino Unido/Alemanha). Sessão comentada com Jailton Moreira
Entrada franca por ordem de chegada | Classificação indicativa: livre
Local: Auditório BTG Pactual
Endereço: Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000