Os escritores, poetas, pai e filho, Carlos Nejar e Fabrício Carpinejar apresentam “Poesia de Pai Para Filho – Encontro de Duas Gerações”, espetáculo teatral com a leitura dos principais títulos de ambos, mostrando a cumplicidade na criação dentro de casa, seja em dicas do método literário, ou em histórias de aprendizado. A peça é comemorativa das seis décadas de literatura de Carlos Nejar, 79 anos, membro da Academia Brasileira de Letras, e indicado ao Nobel pela Academia Brasileira de Filosofia; e os 20 anos de carreira de Fabrício Carpinejar, 45 anos, premiado com o Jabuti e Associação Paulista dos Críticos de Arte.

O espetáculo teve estreia no dia 28 de setembro, em Brasilia. Em Porto Alegre, a dupla se apresenta no dia 24 de outubro, no Teatro São Pedro, com entrada gratuita.

Em versos, a montagem faz uma homenagem sobre a importância da família. No palco, duas gerações diferentes de autores, apresentando os seus ideais de criação literária, o seu método de trabalho, as dificuldades e desafios que tiveram que superar para alcançar o reconhecimento. No texto, momentos das suas trajetórias líricas. Carlos Nejar faz leitura de seus poemas prediletos e Fabrício conta histórias da convivência entre eles. “É poesia e crônica se envolvendo. Falamos o quanto são duas dicções diferentes, dois temperamentos diferentes, duas gerações diferentes, mas ambas partilham o mesmo respeito em ouvir. Ouvir a tempestade, ouvir a respiração, ouvir o coração”, adianta Carpinejar. 

Carlos Nejar confessa ser emocionante recitar junto ao filho. “Poeta como eu, comunicador de vocação e que sabe recitar poemas, algo que só se aprende na medida em que a gente cria. Eu sei que cada um tem a sua entonação e nós formamos uma boa dupla. São duas gerações que se unem na palavra de pai a filho. Embora a poesia se estenda a todas as gerações porque é uma estado de êxtase e beleza. Nós somos muito próximos, a poesia nos reúne, como se fosse uma alma coletiva. E, na minha visão, a poesia não é apenas uma maneira de estar no mundo, poesia é uma maneira de estar com todos”, acredita o pai.

SERVIÇO
“Poesia de Pai Para Filho – Encontro de Duas Gerações”, com Fabrício Carpinejar e Carlos Nejar
Data: 24 de outubro, quarta-feira, às 21h
Local: Teatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico, Porto Alegre)
80 minutos I Classificação: 12 anos
Entrada Franca – Retirada de ingressos de 22/10, a partir das 13h,  até o dia 24/10, às 18h30 – Lotação sujeita a capacidade do local.
Foto/destaque: Crédito: Rodrigo Resende Coutinho

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.