Museu Julio de Castilhos convida os vizinhos para celebrar aniversário nesta quarta-feira
As comemorações dos 116 anos do Museu Julio de Castilhos contarão com uma programação que valorizará a participação dos moradores das redondezas. Os vizinhos serão convidados especiais, a partir das 18h30 desta quarta-feira (30), numa perspectiva de trabalho com o território onde a instituição está inserida. A direção do Museu Julio de Castilhos está entregando convites diretamente aos moradores, para que estejam presentes na noite de homenagens.
A festa terá visita noturna aberta às salas expositivas e ao famoso quarto do ex-presidente do Rio Grande do Sul, além de recital de piano com Antonio Augusto Medeiros Albuquerque. O museu fica localizado na Rua Duque de Caxias, nº 1205, no Centro Histórico. O Café da Bota estará aberto.”O engajamento é tamanho, que muitos passaram a colar os convites nos elevadores dos prédios, numa espécie de chamamento para explorar a casa. Há pessoas que moram perto do museu e nunca entraram. É muito importante aproximar o público deste espaço e permitir que a comunidade se aproprie da história do museu”, comentou a museóloga e diretora da casa, Dóris Couto.
Durante o evento também será apresentada a nova diretoria, a agenda para 2019 e as parcerias técnicas.
Julio de Castilhos viveu com a família na casa que abriga o museu de 1898 a 1903, ano em que morreu, aos 43 anos, vítima de câncer de garganta. O local tornou-se museu em 30 de janeiro de 1903, por meio de decreto do então presidente do Estado, Borges de Medeiros.
Quarto de Julio de Castilhos
Foto: Roberta Amaral/Secretaria da Cultura
SERVIÇO
O quê: 116 anos do Museu Julio de Castilhos
Quando: 30 de janeiro | Quarta-feira | 18h30
Local: Museu Julio de Castilhos (Rua Duque de Caxias, nº 1.205
Maiores informações pelo telefone (51) 3212.9035 ou pelo e-mail museujuliodecastilhos@gmail.com