Sindilojas Porto Alegre lança e-book sobre comportamento de consumo de pais que se consideram dedicados na criação dos filhos
O perfil de homens que ressignificaram o seu papel na criação dos filhos, entendendo a importância da afetividade e do ensino de valores como modelo de paternidade ideal para si, foi analisado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, que reuniu todas as informações obtidas por meio de estudos e pesquisas no e-book “Pais dedicados”. No material, é possível conferir depoimentos, as principais características e hábitos de consumo desse grupo, o qual rompe com o estereótipo de que ser pai é ser unicamente provedor do lar. Tudo com o objetivo de munir os lojistas com informações para que possam compreender as necessidades desses pais e incluí-los em suas estratégias de vendas.
O Núcleo de Pesquisa da Entidade identificou que os pais que têm uma visão moderna buscam maior participação no cotidiano dos filhos e consideram importante ser protagonista na criação, dedicando-se mais e mostrando-se disponível para ouvir e conversar. Segundo levantamento, 62% dos pais entrevistados reconhecem que deveriam ser mais afetivos e 74% gostariam de ser mais participativos no dia a dia dos filhos. Apenas 24% responderam que dedicam seis horas ou mais para participar ativamente da rotina dos filhos.
Outro ponto destacado no material é a percepção desses pais em relação às gerações passadas: 50% acreditam que os pais de hoje são mais dedicados em comparação com os das gerações anteriores. Entre as justificativas para isso apareceu o fato de que os homens que tiveram pais ausentes na infância percebem que essa ausência impactou de alguma forma no seu desenvolvimento emocional e, por esse motivo, procuram fazer diferente com seus filhos. Comemorar pequenas vitórias, estimular a criatividade das crianças e reviver as brincadeiras que gostavam são alguns dos atos considerados importantes para esse grupo.
O e-book aborda ainda o uso das redes sociais pelos pais das gerações atuais para consumir informação, tirar dúvidas, trocar conselhos e todos os assuntos relacionados à paternidade, assim como o hábito de conversar com amigos a respeito das experiências sobre a criação dos filhos. Nesse sentido, o material reúne dicas sobre perfis e canais de pais influenciadores e personalidades da mídia que podem ser acompanhados nas redes sociais, como Marcos Piangers, Thiago Queiroz e Marcos Mion.
Especialmente para o público varejista, o e-book traz informações sobre como esse grupo gosta de ser atendido, o que considera atrativo em uma loja e dicas de produtos que esses pais comprariam para presentear os filhos em suas diferentes fases da vida: brinquedos antigos, camisetas de super-heróis e bonecos decorativos são algumas das sugestões.
Para conferir o conteúdo completo do e-book Pais dedicados clique aqui.