A agricultura urbana tem sido uma iniciativa complementar à agricultura convencional. Com o propósito de construir novas soluções, a Urban Farmcy desenvolveu um sistema exclusivo de produção na cidade. Após dois anos pilotando o projeto de fazendas urbanas, o restaurante, localizado no bairro Moinhos de Vento, dá o start na comercialização de seus microgreens – vegetais produzidos de forma limpa, sem agrotóxico, colhidos com até duas semanas de vida (no auge do seu potencial vital) e com grande concentração de sabor e nutrientes.

Podendo chegar a ter 40 vezes mais nutrientes que a planta em estágio maduro, os microgreens já fazem parte das receitas dos melhores chefs no mundo. Apesar de pequenos, carregam um sabor intenso e uma incrível paleta de cores e texturas – que tornam os pratos muito mais saborosos e saudáveis. Entre as opções da Urban Farmcy estão o Spicy Mix (rabanete, mostarda, rúcula, capuchinha) ou Green Mix (couve, rabanete, mostarda).

Urban Farmcy | Fotos: Emmanuel Denaui –

O consumo de microgreens garante uma concentração mais alta de componentes biotativos como vitaminais, minerais e antioxidantes do que os verdes tradicionais. Segundo um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry são ótimas fontes de Vitamina K1, essencial para a coagulação do sangue; Vitamina C, um nutriente antioxidante; e carotenoide, importante antioxidante que dissolve a gordura e protege as membranas celulares.

Através de um módulo vertical, com iluminação especial para o desenvolvimento das plantas, sistema de irrigação inteligente controlado por app e manejo simplificado de plantio e colheita, a Urban Farmcy produz até 40 kg de microgreens ao mês. Entre os diferenciais do processo ainda estão embalagens biodegradáveis e a não utilização de nenhum tipo de agrotóxico.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.