Sábado, em Belém Novo, bairro localizado às margens do lago Guaíba, lugar sossegado, cercado por belezas naturais. Este foi o cenário escolhido pelo grupo de nadadores para jogarem-se na água com o objetivo de treinar em um dos mais belos cartões-postais do Rio Grande do Sul.
Belém Novo, quase como uma cidade de interior dentro de Porto Alegre, verdadeiro paraíso, bem próximo ao centro de Porto Alegre, com muitas árvores, ruas pacatas, ar puro e casas com arquitetura histórica que formam um cenário diferente daquele que estamos habituados. Este foi o local que os nadadores masters Francismar Siviero, Gerson Martins, Edilson Bento, Guilherme Xavier, Vinicius Dias, Angêlo Augustus, Rodolfo Almeida e Tomás Martins no sábado (26/10) escolheram para despertar o interesse para a prática da natação em águas abertas.

Há diferenças técnicas entre treinar em piscina e em águas abertas. O ambiente da piscina, onde a temperatura da água e diversos outros elementos são controlados, é excelente para trabalhar os fundamentos, a força específica e a técnica da natação. Porém, treinar no mundo das águas abertas onde acontecem as provas é diferente. Nele o nadador precisa se conscientizar que as condições para a prática da modalidade nunca são as mesmas, pois as variáveis são diversas: ventos, marolas, água fria, chuvas, sol, visibilidade, correnteza e muitas outras que determinam diretamente o desempenho na modalidade.
O projeto Nadando Pelos Cartões Postais busca unir esporte e a conscientização ecológica com as suas atividades de águas abertas. Saiba mais como participar e apoiar este projeto no site francisswim.com.br.

Foto Soraya Siviero

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.