Uma parceria inédita entre a Prefeitura de Porto Alegre (RS) e a plataforma Matific de jogos matemáticos vai oferecer ensino a distância para 26 mil alunos, de 5 a 12 anos. No acordo, anunciado no dia 2 de junho pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, a Matific vai ceder licenças de uso para a rede pública municipal, do ensino infantil ao sexto ano.

A plataforma de jogos matemáticos da Matific é utilizada atualmente por 600 mil alunos, de 3,5 mil colégios públicos e privados no País, e tem sido uma opção de aprendizagem lúdica para crianças no período de quarentena por conta do surto do novo coronavírus. Em Porto Alegre, o sistema de gamificação está disponível para 52 escolas municipais, com quase mil turmas beneficiadas na faixa etária atendida pela startup internacional.

Com a parceria, alunos, pais e professores passam a ter acesso a um acervo de cerca de 2 mil atividades, desafios e exercícios de matemática. O sistema é utilizado na grade curricular dos colégios brasileiros e está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de estar alinhada ao currículo da rede municipal de Porto Alegre.

“Cientes da necessidade de manter as atividades regulares neste período de paralisação escolar e de risco de contaminação, nosso time está disponível para dar suporte a famílias, alunos e professores, tanto das escolas que já possuem o nosso sistema quanto das demais instituições que receberam as licenças nesta época”, informa Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil.

Para o executivo, a tecnologia, além de uma grande aliada para melhorar a qualidade da educação a curto prazo e com a escala necessária, é também uma boa alternativa nesses casos críticos de saúde pública e paralisação escolar. “O uso de plataformas digitais traz mais protagonismo e autonomia aos alunos, permitindo que o aprendizado aconteça em qualquer lugar, basta apenas um smartphone do pai ou mãe, por exemplo”, acrescenta.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.