50 Tons de Pretas faz apresentação gratuita em Porto Alegre no dia 09 de março

A 50 Tons de Pretas prepara o primeiro grande espetáculo de 2023. `Tira o teu racismo do caminho´ será no Espaço Agulha, dia 09 de março, às 21h, com entrada franca. Esta será a primeira apresentação da turnê que percorrerá o Estado. Formada pelas cantoras e instrumentistas Dejeane Arruée e Graziela Pires, a dupla carrega qualidade artística, com sonoridade e vozes marcantes, engajamento em lutas sociais e antirracistas e celebração da ancestralidade.

Com estreia em novembro de 2021, `Tira o teu racismo do caminho´ traz sucessos do Disco ‘Voa”, lançado em 2020, e do EP ‘Então Vem”, de 2021. Estarão no repertório canções como ‘A mais pura verdade’, ‘Basta acreditar’, ‘Tranças’, ‘Dinheiro’, ‘Nua e crua’, ‘Cidadão comum’, ‘Voa’, e ‘Nossa Canção’, composta em parceria com Macau (‘Olhos coloridos’). Clássicos do samba também serão relembrados. “Este espetáculo vem sendo sempre atualizado e repensado para criar conexão com nosso público e levar a nossa mensagem que é de luta, mas, sobretudo, de celebração da cultura negra” aponta Grazi. 
As letras das canções buscam refletir sobre o ainda pequeno espaço ocupado pela mulher negra e a necessidade de empoderamento feminino, bem como, mensagens positivas e de libertação, de reconhecer o potencial interno.

50 Tons de Pretas – Foto de Ricardo Lage

As Pretas representam, acima de tudo, vozes que foram caladas e que precisam ser ouvidas. A voz das mulheres, das mulheres negras, da luta por uma sociedade justa, do feminismo, do empoderamento de gêneros e classes sociais desfavorecidas”, afirma Grazi. Em relação à sonoridade, a 50 Tons de Pretas tem uma forte identificação com a música brasileira. “Toda essa mistura musical que temos no nosso país, toda essa riqueza harmônica que a gente tem. Samba rock também é muito presente nas nossas canções. Temos também referência de black music e do  repertório que a gente ouve e o que a gente toca”, diz Dejeane. 

A direção musical é de Dejeane Arruée, que junto com Graziela Pires assina a concepção artística e cênica. A apresentação conta com participações especiais da bailarina Perla Santos como Iansã e das cantoras Marietti Fialho e Glau Barros. A banda de apoio é formada por Gustavo Nunes (guitarra), João Costa (bateria), Vladimir Godoy (baixo) e Alexandre Santos (guitarra). A produção é da Pretas Produções em parceria com Bretanha Produções .

Além de Porto Alegre, `Tira o teu racismo do caminho´ irá ser apresentado em Rio Grande e Pelotas. Em cada cidade serão convidados coletivos ligados ao Movimento Negro ou artistas locais pretos para participarem do show, como forma de agregar mais artistas negros, reforçar a representatividade e valorização dos artistas locais, além de ampliar o impacto da ação cultural no lugar. “Queremos levar ao máximo de lugares e para diferentes públicos. O show é uma provocação a pensarmos juntos como sair da reflexão para a ação no contexto de luta antirracista. Além disto, a representatividade é presente, potente e forte em todo o processo do espetáculo e esta é uma marca das pretas”, concluiDejeane. As apresentações serão gratuitas.

SERVIÇO
O QUE:  `Tira o teu racismo do caminho” – Porto Alegre
DATA:  09 de março
HORÁRIO:  21h   
LOCAL:  Espaço Agulha (R. Conselheiro Camargo, 300 – São Geraldo, Porto Alegre)
ABERTURA DA CASA: 18h30min  Entrada franca

Fonte: C² Comunicação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.