Home Jornal da Capital Agenda “A Comédia dos Erros” no Porto Verão Alegre

“A Comédia dos Erros” no Porto Verão Alegre

863
0

Estará em cartaz no Teatro Renascença do Centro Municipal de Cultura, nos dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2020 (terça a quinta-feira), “A COMÉDIA DOS ERROS”, obra de William Shakespeare, com tradução de Bárbara Heliodora. Comemorando doze anos em cartaz, o espetáculo da Cia. Stravaganza foi o grande vencedor da terceira edição do Troféu Braskem em Cena (2008), recebendo os prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Melhor Intérprete para Carlos Alexandre, dividido com Heinz Limaverde. O espetáculo também recebeu os Troféus Açorianos 2008 nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Ator Coadjuvante (Lauro Ramalho) e Melhor Atriz Coadjuvante (Sofia Salvatori). “A COMÉDIA DOS ERROS” integra a programação oficial do 21° Porto Verão Alegre.

A crise de identidade sob a ótica cômica é o tema central do espetáculo, que se desenvolve em torno de dois pares de gêmeos idênticos – os dois Antífolos e seus dois criados Drômios – que foram separados na infância durante um naufrágio e levados a cidades diferentes, cada patrão com seu servidor. Até o reencontro dos irmãos, já adultos, os personagens vivem uma série de mal-entendidos, em uma trama caprichosa e divertida, à qual se articula um eficiente jogo dramático em torno dos conceitos de aparência e realidade.

“A COMÉDIA DOS ERROS”, a menos extensa das peças shakespearianas, é considerada por muitos especialistas a primeira escrita pelo autor. Com impecável unidade de espaço e tempo, já que a ação transcorre em apenas um dia, a obra também introduz considerações sobre a condição feminina, discussões sobre o ciúme no casamento, sobre a servidão e a autoridade política.

 Ao transpor para a cena esta popular obra de Shakespeare, a diretora Adriane Mottola convida o público a ser simultaneamente espectador e cliente, pois a ação tem como ambiente principal um mercado público e, em suas bancas, as mercadorias estão realmente à venda. Concebido pelo artista plástico Elcio Rossini, o cenário remete ainda a outros espaços como o interior da casa de Antífolo de Éfeso, o bordel, o convento e o palácio do Duque. Já o figurino estilizado de Coca Serpa é atemporal, numa mistura de estilos e cores. Cabelos e maquiagem de Elison Couto by Thippos Hair. Completa a ficha técnica, a iluminação de Fernando Ochôa, trilha sonora original de Mônica Tomasi, preparação corporal de Jezebel di Carli e preparação vocal de Gisela Habeyche. A programação visual é de Rodrigo Mello.

A COMÉDIA DOS ERROS” tem em seu elenco Duda Cardoso, Fernanda Petit, Fernando Kike Barbosa, Janaina Pelizzon, Lauro Ramalho, Marcello Crawshaw, Rodrigo Mello e Rafael Guerra. A grande novidade desta temporada é a entrada da atriz MIRNA SPRITZER no elenco do espetáculo.

O QUE: “A COMÉDIA DOS ERROS”, de William Shakespeare, com a Cia. Stravaganza, direção de Adriane Mottola
QUANDO: 28, 29 e 30 de janeiro de 2020. De terça a quinta-feira, às 21 horas
ONDE: Teatro Renascença – Av. Erico Verissimo, 307
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Livre.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here