Home Jornal da Capital Cultura A MÃE, de Cristiano Burlan, foi selecionado para o Festival de Gramado

A MÃE, de Cristiano Burlan, foi selecionado para o Festival de Gramado

337
0

O novo trabalho do cineasta Cristiano Burlan, A MÃE, fará sua estreia nacional competindo no Festival de Gramado, que acontece entre 10 e 20 de agosto. O filme que foi exibido e premiado no Festival de Málaga traz como protagonista Marcelia Cartaxo, como uma mulher cujo filho desapareceu, e ela fará de tudo para o encontrar. A produção do longa é assinada pela Bela Filmes, em coprodução da Filmes da Garoa e Cup Filmes, que também é responsável pela sua distribuição.

“Marcelia foi ovacionada no Festival de Gramado em 2019, onde saiu premiado como melhor atriz por sua performance em Pacarrete, e eu, apesar de morar em São Paulo há anos, nasci no Rio Grande do Sul, por isso, ter nosso filme exibido no Festival de Gramado, torna tudo muito especial.”, diz o diretor Cristiano Burlan.

Roteirizado por Burlan e Ana Carolina Marino, o longa tem ao centro Maria (Marcelia, prêmio de Melhor Atriz no Festival de Berlim, por “A Hora da Estrela”), uma mulher que procura seu filho que pode ter sido assassinado por policiais militares durante uma ação na vila onde moram.

Maria embarca, então, numa jornada em busca desse filho, e precisa enfrentar a burocracia opressora das grandes metrópoles para poder vê-lo uma última vez. Assim, A MÃE coloca o foco em outro elemento afetado pelo genocídio sistemático nas periferias brasileiras: como ficam as matriarcas que perdem seus filhos e filhas?

Burlan conta que desde o início do projeto teve Marcelia como o rosto de Maria. “Um rosto que reflete a dureza da vida, mas também sua inocência e compaixão.” Além dela, o filme conta também com Helena Ignez, Henrique Zanoni, Ana Carolina Marinho, Kiko Marques, Hélio Cícero, Mawusi Tulani, Che Mois, Tuna Dwek, Carlos Meceni, entre outros.

O longa foi rodado em São Paulo, no começo de 2020,  com locações no centro de São Paulo e no Jardim Romano. O filme dá continuidade ao trabalho desenvolvido pelo, com documentários e ficções, que visam trazer humanidade para as populações periféricas.

Meu irmão foi assassinado pela polícia em 2001. Dois anos depois, fiz o documentário ‘MATARAM MEU IRMÃO’. Em 2012, minha mãe foi morta pelo namorado e em 2017 fiz ‘ELEGIA DE UM CRIME’. Minha história não é uma exceção. A impunidade, o preconceito, a desigualdade, a mídia e os governos transformam essas vidas em números. Mas por trás das estatísticas existem irmãos, amigos, mães e filhos”, diz Burlan.

Com Marcelia Cartaxo, o filme traz como protagonista uma mulher à procura de seu filho/divulgação

SinopseA MÃE segue a jornada de Maria, migrante nordestina e vendedora ambulante em busca de seu filho Valdo, supostamente assassinado por policiais militares durante uma ação na vila onde mora. Em busca de descobrir o paradeiro do filho, Maria enfrenta diversas adversidades. Ela não tem nenhuma notícia que a ajude a encontrá-lo. Essa tragédia deixa uma ferida profunda na personalidade de Maria, que passa a viver sob a marca da insegurança e da impunidade.

FICHA TÉCNICA
Empresa produtora – Bela Filmes
Empresas coprodutoras – Filmes da Garoa & Cup Filmes
Distribuidora – Cup Filmes
Direção – Cristiano Burlan
Roteiro – Ana Carolina Marino & Cristiano Burlan
Produtores – Cristiano Burlan, Henrique Zanoni, Priscila Portella, Bruno Caticha & Ivan Melo
Produção Executiva – Priscila Portella
Direção de Produção – Bruno Alfano
Direção de Fotografia – André S. Brandão
Direção de Arte – Karla Salvoni
Figurino – Heloisa Cobra
Maquiagem – Julliana Fraga
Som direto – André Bellentani
Montagem – Cristiano Burlan & Renato Maia
Finalização de som – Cinecolor Digital
Finalização de imagem – Anti-Glitch Foundation
Elenco –  Marcelia Cartaxo, Helena Ignez, Dunstin Farias, Rubinho, Carlos Meceni, Hélio Cícero, Henrique Zanoni, Ana Carolina Marinho, Dinho Lima Flor, Mawusi Tulani, Gabriela Rabelo, Che Moais, André Luis Patrício, Walter Figueiredo, Eduardo Acaiabe, Kiko MArques, Gustavo Canovas, Tuna Dwek, Anna Zêpa, Badu Morais, Rodrigo Sanches, Esther Hwuang, Jordan Brigadeirão, entre outros.

Fonte: Sinny Assessoria e Comunicação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here