AAMARGS apresenta última mostra de selecionados no Concurso de Fotografias 2018
A mostra, que dá sequência à seleção dos trabalhos vencedores no Concurso de Fotografias da AAMARGS, apresenta uma série fotográfica que é fruto de inúmeras visitas e convívios feito pelo coletivo ArtEstação [PHOTO]dErivA nas comunidades ilhéus lacustres do município de Rio Grande. As imagens registradas no estuário da Lagoa dos Patos, Leonídio, Torotama e Marinheiros demonstram peculiaridades culturais no modo de viver ilhéu que encantam por sua alegria, pureza e simplicidade.
Essas ilhas e seu povo guardam estreita relação com a história do Rio Grande do Sul, pois no século XVIII, em vista da fertilidade do solo e qualidade das águas, essas ilhas contribuíram na viabilização da ocupação militar na então Vila de Rio Grande de São Pedro, vindo tornar-se Rio Grande, posteriormente, a cidade mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul.
Os fotógrafos buscaram através dessa seleção fotográfica, destacar vivências e contextos importantes do atual povo ilhéu do lugar, cuja subsistência divide-se entre a pesca e a agricultura, mas que também se mostra unido e festivo tanto na religião, como no futebol e no carnaval.
Destaca-se também a intenção de retratar uma infância cuja ludicidade e criatividade ainda se manifesta na rua, nos espaços comunitários e junto ao ambiente lacustre. Um modo de viver cuja beleza transborda a partir da alma do ilhéu.
SERVIÇO
Exposição “Viver Ilhéu: corpos e almas”, Coletivo ArtEstação [PHOTO]dErivA Artistas Aldivo Mendes (em memória), Célia Pereira, Eliane Macedo, Fernando Mendonça, J.C. Celmer, Mariângela Magalhães, Miguel Isoldi, Rita Gnutzmann, Rosana Joy, Tânia Zucchetti, Ubirajara Santurio dos Santos
Visitação: De 5 de janeiro a 28 de fevereiro de 2017
Local: Bistrô do MARGS, de segunda a sexta, das 11 às 21h sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Praça da Alfândega, s./n.)
Entrada Franca
[PHOTO]dErivA