Home Jornal da Capital Agenda Aliança Francesa Porto Alegre promove espetáculo de teatro infantil Et si l’Océan...

Aliança Francesa Porto Alegre promove espetáculo de teatro infantil Et si l’Océan (E se o Oceano), da Companhia francesa La Fabrique des Petites Utopies (a Fábrica das Pequenas Utopias)

296
0

A Aliança Francesa Porto Alegre em parceria com o Centro Cultural da UFRGS promove o espetáculo de teatro infantil ‘’Et si l’Océan’’, com entrada gratuita, no pátio do campus central da UFRGS e com duas sessões, uma às 10h30 e outra às 15h, na quarta-feira, 23 de março.

“E se o Oceano” é um espetáculo musical de fantoches. No palco, Julie Pierron (titereira) e Alphonse Atacolodjou (ator) se preparam para dar vida a Adèle. Aos poucos, Adèle se torna uma linda marionete. Adèle ganha vida e dá a Julie o desejo de contar a história do mar, os mistérios dos oceanos. Juntos, eles inventam para nós as origens míticas dos oceanos, a magia da água e dos animais marinhos. Eles também compartilham seus medos, a degradação que observam, os males de que sofrem os nossos oceanos. Entre histórias e memórias de infância, este espetáculo é uma viagem iniciática para enfrentar os nossos medos, para sonharmos juntos em nos tornarmos, também nós, sereias… Uma ode poética e ecológica pelos oceanos. O espetáculo foi criado em março de 2021.

A companhia francesa La Fabrique des petites Utopies foi convidada pela rede das Alianças Francesas Brasil como parte do projeto de criação artística intercultural devido ao seu trabalho multidisciplinar, que é reconhecido há muitos anos em solo francês. Este projeto conta com o apoio da cidade de Grenoble.

Dentro da programação do Centro Cultural da UFRGS, a ação em parceria com a Aliança Francesa se insere no projeto “Lixo não é lixo: reciclando práticas e ideias” e tem apoio do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes. Desde o ano passado, o “Lixo não é lixo” tem realizado uma série de atividades que buscam gerar um engajamento coletivo na revisão de nossos modos de vida, ratificando a educação ambiental como um processo multifacetado, cotidiano, plural e transversal.

Os artistas

Julie Pierron – Julie é atriz, dançarina, diretora de arte e inventora artística. Ela é formada na Academia de artes de Minsk (Bielorússia) e nos Conservatórios do 11° e primeiro arrondissements de Paris. Desde 2009 Julia trabalha com intervenções artísticas e mediações para crianças. Ela se formou em pedagogias positivas e em 2017 escreveu, dirigiu e atuou na peça “Baobab à dix doigts”, uma fábula ecológica participativa.

Alphonse Atacolodjou – Alphonse é alguém que ama o teatro como um todo. Ele participou da criação de diversas peças e tem sido um ator em diversas criações da Fabrique des Petites Utopies. Atualmente ele também atua nos espetáculos “UN MYSTÉRIEUX VOYAGE EN FORÊT” e “CONFIDENCES ET VOYAGES”, além de participar do projeto “LES LUNETTES JULES VERNE”.

Tatiana Zalla – Tatiana é atriz e produtora cultural do coletivo artístico Grupo Manuí. Ela trabalha no Brasil por um mundo mais tolerante, mais justo e acima de tudo mais sustentável. Tatiana é fundadora do Grupo Manui ao lado de Leandro Pfeifer. Ela escreveu, desenhou e estrelou dezenas de produções teatrais. Esses inúmeros espetáculos receberam prêmios de prestígio no Brasil. Foi durante vários anos associada ao Teatro Fábrica de São Paulo, no Centro de Pesquisa e Prática Teatral por dois anos.

Espetáculo ‘Et si l’océan…’ (E se o Oceano)
Local: Pátio campus centro da UFRGS, rua Sarmento Leite, 426
Quando: Quarta-feira, 23 de março de 2022
Sessões: às 10h30 e às 15h
A partir dos 7 anos
Duração: 55 min
ENTRADA GRATUITA
Inscrições pelo Sympla
Sessão das 10h30: ​​https://www.sympla.com.br/espetaculo-teatro-infantil-et-si-locean-e-se-o-oceano—2303-as-10h30__1517064
Sessão das 15h: https://www.sympla.com.br/espetaculo-teatro-infantil-et-si-locean-e-se-o-oceano—2303-as-15h__1517072

Fonte: Aliança Francesa de Porto Alegre

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here