Home Jornal da Capital É Notícia Almas del Fuego – a chama da Fronteira Seca chega a Porto...

Almas del Fuego – a chama da Fronteira Seca chega a Porto Alegre pelas mãos de El Topador 

49
0
/divulgação

Quem circular pelo Rancho Tabacaray no próximo dia 25 de novembro terá a chance de conferir de perto toda a beleza cênica do Almas del Fuego, projeto itinerante comandado pelo mestre parrillero Antônio Costaguta, da multiplataforma El Topador. É que o espaço se transformará em uma ode ao fogo, à fumaça, à brasa e à chama da cultura gaúcha.   

Na cozinha a céu aberto, lenha, muita lenha, grelhas faiscantes, tremps e fogões ancestrais, panelas de ferro que contam segredos e cortes especiais de Carne Certificada Hereford, provenientes do Frigorífico Silva. Sem contar o aroma do churrasco, que irá acariciar os sentidos.  

O Rancho se encherá de histórias, intervenções artísticas e muita música numa rica homenagem à cultura da nossa fronteira seca“, adianta Costaguta.  

Aqui não existe espaço para o desperdício e a diversidade é mais do almejada. É ingrediente especial, é garantia plena.  O Almas del Fuego é um chamado a todos que amam a tradição, que se emocionam com o crepitar do fogo, com a música que embala nossos corações e que respeitam a natureza”, complementa o mestre parrillero. 

O Almas del Fuego não é open food. É consumo consciente. A filosofia do projeto busca evitar ao máximo o desperdício na cadeia produtiva dos alimentos, em especial da carne, um elo precioso entre o campo e o urbano que merece respeito. Por isso, o evento se dará através da distribuição de tickets, 9 no total, sendo 2 tickets de sobremesas típicas. E para a garotada, um menu especial com arroz, feijão e carne, além de sucos e águas. 

Queremos que as pessoas degustem sem pressa o sabor dos alimentos preparados na brasa, fazendo com que a tradição encontre com a modernidade e a chama ancestral se misture com os sabores autênticos”

Doble Chapa  
Nascido na Fronteira Seca entre o Brasil e o Uruguai, esse gaúcho doble chapa de Santana do Livramento radicado em Porto Alegre e idealizador de inúmeros projetos, entre eles a web série Desbravando, o espaço multicultural Rancho Tabacaray, o projeto anual Piquete El Topador, o estúdio de gravação e espaço de eventos Refúgio do El Topador, o programa televisivo Na Beira do Fogo e o bate-papo musical Buenas Hermanos, tem propagado a qualidade e o respeito pela cadeia da carne por onde passa.  

Que Porto Alegre se encante com esse festival. Que a Fronteira Seca – composta por peculiaridades históricas de formação sociocultural – como língua, hábitos, costumes etc. encontre sua voz. No Almas del Fuego o encontro é real, e a poesia, a música, a arte e a acessibilidade são a nossa voz“, destaca Costaguta. 

Os ingressos limitados podem ser adquiridos pelo Sympla partir de R$ 145 + taxas o primeiro lote (as bebidas são comercializadas a parte). O evento acontece dia 25 de novembro, das 10h às 18h, no Rancho Tabacaray, que fica na Avenida Vicente Monteggia, 2662, Vila Nova, em Porto Alegre. Entre as atrações já confirmadas, shows com Leonel Gomez e Demétrio Xavier, oficina de desossa com Rafael Zanini, dança típica com direção de Diego Muller, Oficina de Afiação de Facas com Roberto Vianna, exposição de fotos e lançamento do curta: “El Topador volta as origens – um retorno a Fronteira”. 

/divulgação

SERVIÇO 
2º Almas del Fuego – edição Fronteira Seca  
Dia 25 de novembro 
Das 10h às 18h 
Rancho Tabacaray – Avenida Vicente Monteggia, 2662, Vila Nova – Porto Alegre, RS 
Ingressos limitados. Investimento: 1º lote: R$ 145 + taxas  
Aquisição pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/festival-almas-del-fuego/2216322 
Pet friendly (cuscos e gatos são bem-vindos)

Menu 
– Parrillada de Achuras (chinchulin, riñones, molleja e morcilla) 
– Choripan Clássico (com chimichurri e limão) 
– Empanadas (de cordeiro) 
– Entraña (com chimichurri e batata doce) 
– Cordeiro en la estaca (com purê de moranga e gremolata)  
– Assado de Tira (com farofa de erva mate) 
– Mix de legumes (abobrinha, cenoura, tomate, cebola) 
– Menu especial para as crianças (Arroz, feijão e carne)  

Sobremesas 
– Arroz de Leite 
– Alfajores 

PROGRAMAÇÃO
10h – Roda de Mate – Adriano Alves (poeta e artista plástico retratando o pampa) 
11h – Oficina de Desossa – Rafael Zanini  
12h – Show com Demétrio Xavier 
13h – Intervenção de Dança 
17h – Show com Leonel Gomez 

Exposição  
Joao Pedro Krech (pintor) 
Patrocínio Master: Patagonia e Baldo 
Apoio: Fruki 

Fonte: Tati Feldens | Assessoria de Imprensa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here